Trilha do Lago

Trilhas em área de conservação

Os parques são destinados para fins de conservação, pesquisa, lazer e turismo. O Cientec possui 120 hectares e está inserido no PEFI (Parque Estadual das Fontes do Ipiranga), que é a maior área de conservação da cidade de São Paulo. Uma parte desse espaço é destinada para trilhas guiadas que são meios de acesso para a população às Unidades de Conservação.

A intenção da utilização delas nessas áreas além de sensibilizar o público sobre a importância de espaços de conservação ambiental, essa atividade proporciona aos visitantes do parque o contato com o ecossistema da Mata Atlântica e a contemplação de algumas espécies nativas da flora e da fauna no ambiente.

As trilhas em Unidade de Conservação são de grande interesse educacional, recreativo ou turístico que possibilitam a realização de várias atividades didáticas que abordam a Educação Ambiental de maneira não formal com a finalidade de resguardar e compartilhar informações dos atributos da natureza, conciliando na conscientização da proteção ambiental do ecossistema.

Foto: Parque Cientec tirada por Ismael Augusto
Foto: Parque Cientec tirada por Ismael Augusto

Referências:

O que são Unidades de Conservação Ambiental ((o))eco, Rio de Janeiro, abr. 2014. Disponível em: < https://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/28223-o-que-e-o-snuc/ >.

REZENDE, Vanessa Leite; CUNHA, Fernanda Leite. OS DESAFIOS DO USO DE TRILHAS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, v. 10, n. 3, 2014.

Créditos detalhados

Autores:

Samira Alves Pessoa

Orientadora: Suzana Ursi

Fotos:

Ismael Augusto

Apoio técnico:

Ailton Marcos Bassini (bassini@usp.br) e Pedro de Oliveira Gruppelli