Dia Mundial do Meio Ambiente na Vila Fachini

Neste sábado foi realizada a Ação Junho Verde do Projeto Novos Passos Ilha Vila Fachini. O evento aconteceu dentro da área pertencente ao Parque Cientec, em frente à comunidade da Vila Fachini.

A campanha Junho Verde é uma ação da política nacional e educação ambiental, abrangendo níveis estaduais e municipais. O mês coincide com a data do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. Um dos temas da campanha é mostrar a importância da conservação dos ecossistemas naturais. Pensando em tudo isso, a R Point Renault doou 8 Ipês para serem plantados na área do Parque, levando com isso a conscientização da importância de se conservar essas espécies vegetais nativas em seu ambiente natural. Salientamos ainda a importância da doação dos Ipês pela R Point Renault, que  contribuirá com o enriquecimento da paisagem, a qualidade do meio e a ampliação da educação ambiental da população. A comunidade da Ilha Vila Fachini tem cuidado com carinho desse cantinho do Parque Cientec, agregando conhecimento e valorizando toda a nossa região.

No evento, além da plantação dos Ipês, foi visitada uma das 24 fontes naturais do Ipiranga, ainda remanescentes e muito próximas da Vila, além de espaços de plantio e hortas (alface, couve, beterraba, etc.).  Evidentemente não faltaram debates e discussão de ideias acerca das ações de nível educacional, contando com a participação de idealizadores e representantes da comunidade como Luciano Matias, Sheyla, Shindi Kyota (Effatha), o deputado Estadual Adalberto Freitas, e o Parque Cientec, representado pelo Chefe do Setor Educativo Ailton M Bassini.

Entre os assuntos abordados no evento, foi discutida a situação da casa na entrada, portão social de acesso ao local, uma tenda de apoio, limpeza e conservação da trilha que vai desde a Fachini até a Tenda do Parque CienTec, a possível realização do projeto Ciência na Sociedade, em uma escola próxima, no CEU Caminho do Mar e/ou na própria comunidade.

O Ciência na Sociedade é uma espécie de ciência móvel, que visa levar ciência, conhecimento científico, até as escolas, nas áreas de Física, Astronomia, Geofísica, Matemática, além, é claro, de Meio Ambiente.

Em sua participação, o Deputado Estadual Adalberto Freitas, além do apoio destinado à comunidade local e de sua presença no evento, prestigiando a comemoração do dia mundial do meio ambiente, convidou gentilmente o Parque Cientec para participar do ato solene na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo - ALESP, onde os participantes e parlamentares buscam criar projetos e iniciativas que abordem  e procurem  solucionar as questões da conservação do meio ambiente. O convite foi  formalizado por sua assessora Cláudia Lourenço ao representante do Parque, cedendo a este alguns minutos no dia 7/6 à noite, na ALESP.

Parabéns a todos que participaram do evento!

Texto:

Stephanne Alves Silva