O Espectro Eletromagnético

Imagem ilustrando o comprimento de onda.

Para entender mais sobre ondas, vamos falar um pouco sobre as ondas eletromagnéticas e seu espectro. O espectro eletromagnético é uma escala de radiações eletromagnéticas. Dentro dessa escala temos uma divisão de 7 tipos de ondas, sendo elas: raios gama, raios x, raios ultravioletas, luz visível, raios infravermelhos, micro-ondas e ondas de rádio.

As ondas de radiação eletromagnética são uma junção de um campo magnético com um campo elétrico que se propaga no vácuo transportando energia. A luz é um exemplo de radiação eletromagnética.

Alguns conceitos que ajudam na caracterização de uma onda são o comprimento de onda, a frequência e a amplitude.

O comprimento de onda pode ser definido como o comprimento entre dois vales ou duas cristas de onda, ou seja é o comprimento entre duas partes que se repetem na onda. Só lembrando que os vales são as partes “mais baixas” da onda e as cristas as “mais altas”.

Já a frequência é a quantidade de pulsos por segundo que uma onda possui. A frequência é medida em Hertz (que significa quantidade por segundo).

Esses dois conceitos têm uma relação muito próxima, já que a frequência multiplicada pelo comprimento de onda resulta na velocidade da onda, em questão, e no meio que se propaga. Porém, se essa luz estiver se propagando no vácuo, ao fazer essa multiplicação será obtida a velocidade da luz no vácuo, já bem conhecida.

Por fim, a amplitude é a altura da onda em questão, medida do ponto de equilíbrio até a crista, ou o vale. O ponto de equilíbrio da onda geralmente se encontra no repouso, ou no centro das oscilações.

As principais características de uma onda e como identificá-las.

Esses conceitos mostrados acima permitem a interpretação do espectro eletromagnético. Dentro do espectro existem ondas em que a familiaridade é maior pois encontramos em inúmeras ações do nosso dia a dia, como ondas de rádio, micro-ondas, e outras que temos menos familiaridade, porém aos olhos da ciência todo esse espectro é familiar e muito bem definido.

Espectro eletromagnético, mostrando algumas características importantes tais como o comprimento de onda e os tipos de ondas.

Autoria: Damasceno, H.; Bassini, A. (2021) Tudo são ondas: espectro eletromagnético.

Contato: bassini@usp.br

Créditos detalhados

Autor:

Henrique Damasceno

Orientador:

Ailton Marcos Bassini

Apoio técnico:

Luca Hermes Pusceddu