Espaço Geofísica

Para uma Viagem até o Centro do Planeta Terra, seria necessário caminharmos cerca de 6.378 km. É possível ir até o centro da Terra? Como estudar o interior da Terra? Há Terremotos no Brasil? Para que serve o Campo Geomagnético? Como encontrar riquezas enterradas? E as Auroras, Tsunamis, A Poluição de Águas Subterrâneas, etc.

Este filme responde a boa parte dessas questões e a muitas outras. Veremos como a Geofísica estuda o interior da Terra, a partir das ondas sísmicas (ondas provenientes de um terremoto) e que os métodos geofísicos permitem prospectar, encontrar qualquer bem mineral enterrado (petróleo, água, ouro, diamantes, ferro, etc.).

No Parque CienTec temos a atividade Espaço Geofísica, com aproximadamente 50 min de duração, que além de explicar os tópicos abordados no filme, conta ainda com equipamentos geofísicos (sismógrafo, eletroímã, gerador de eletricidade, etc.), interativos, e que permitem alguns experimentos para entender como funcionam as engrenagens da Terra.

O vídeo “Interior da Terra” apresenta a dinâmica interna do planeta, onde o calor interno do planeta provoca a Deriva Continental, a deriva dos continentes, que navegam num substrato rochoso.

A Deriva Continental provoca a ocorrência dos terremotos

A Deriva Continental e a sua relação com a Tectônica de Placas

Há terremotos no Brasil? Sim, e o primeiro terremoto no Brasil ocorreu em 1560, sendo que o vídeo Epicentros no Brasil apresenta toda atividade sísmica no país.

O link http://www.sismo.iag.usp.br/cientec/ é um Monitor Sísmico e mostra os últimos terremotos significativos registrados pela Rede Sismográfica Brasileira, incluindo os sismos no Brasil.

Existe inclusive o aplicativo Sismo USP, do centro de sismologia da USP (você tem que instalar primeiro em seu celular), no link http://www.sismo.iag.usp.br/app e que mostra os sismos No Brasil e No Mundo, além do botão Sentiu Aí, onde: se você sentiu um tremor de terra, agora é possível nos enviar seu relato a partir do seu celular. Contribua com a Sismologia no país!

Não sabemos ainda como prever os Terremotos, porém a ocorrência de uma Tsunami sim: quando o epicentro de um terremoto ocorrer no mar, em profundidades abaixo da lâmina d`água, e a magnitude for superior a 7, configuram-se as duas condições necessárias para emitir um boletim de alerta contra Tsunami. Daí também a importância das redes sismográficas: sismógrafos instalados ao redor do mundo.

Este Tsunami na Indonésia, em 2004, matou 300 mil pessoas e deu início à instalação de 48 novas estações de alerta contra Tsunami.

O filme do “Vento Solar” mostra uma explosão solar e a ação, a finalidade do campo geomagnético, que é o de preservar a vida em superfície.

Se o seu interesse for as “Auroras”, boreal e austral, o vídeo mostra qual a relação entre o campo geomagnético e a formação das auroras, também objeto de estudo da Geofísica.

Já na área comercial e de mercado de trabalho, o vídeo “Petróleo, Sísmica e Reservas de Gás”, permite ver como fazemos a prospecção de petróleo, como “enxergamos” dentro da Terra, convertendo conhecimento em exploração mineral.

Os métodos geofísicos, geoelétrico e geomagnético, permitem estudar a contaminação do lençol freático, sem que tenhamos que perfurar o subsolo.

A Geofísica é exatamente isso, com equipamentos geofísicos colocados em superfície, mapear, enxergar numa espécie de raios-x, o que tem lá dentro e é interdisciplinar, fazendo uso de diversas ciências simultaneamente.

Poluição de Águas Subterrâneas (Lago do CienTec).

Métodos Geofísicos e Aplicações.

Métodos Geofísicos, por Luciana Sayuri Tahira.

No site do USGS há 2 programas muito importantes para a compreensão dos dados do interior da Terra: “Seismic Waves” e “Seismic Eruption”, disponíveis gratuitamente.

Ailton Bassini: "Os temas abordados no jornal eletrônico do espaço geofísica ainda são atuais, com tsunamis, sismos no Brasil, prospecção de bens minerais, petróleo, poluição de águas subterrâneas, a tectônica de placas, etc. Os temas foram embasados em dados do IAG/USP, instituto em que trabalhei até 2006."

Uma vista aérea do Parque CienTec e outras atividades no parque, podem ser vistas no vídeo “EG no PEFI”.

Autores:

Bassini, A.; Bassini, B. (2020) Espaço Geofísica.

Créditos detalhados

Autores:

Ailton Marcos Bassini - bassini@usp.br

Bruno Tadeu Bassini

Apoio técnico:

Pedro de Oliveira Grupelli