Trilha das Fontes do Ipiranga

Olá! Este é o Portal de Entrada da Trilha das Fontes do Ipiranga! Antes de entrarmos, algumas instruções!

  • Você está em uma unidade de conservação instituída por lei estadual, o Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, a maior área de natureza protegida dentro do Município de São Paulo. Ele foi criado para preservar essa área de mata, que tem grande importância para a saúde do meio ambiente e para os habitantes da zona sul da Grande São Paulo.

  • Diversas leis protegem os parques e portanto atividades proibidas são crimes. Mas o mais importante ao adentrarmos a mata é o respeito aos seus habitantes. Afinal de contas, esta é a casa deles. Embora esta seja uma visita virtual, reflita sobre essa questão!

  • Localize-se. O mapa abaixo mostra os diferentes setores da trilha dentro do Parque e onde encontraremos atrações interessantes. Ele corresponde ao que você encontraria se efetivamente caminhasse ao longo desse percurso.

O mapa mostra as atrações da Trilha das Fontes do Ipiranga, que aparece como uma linha amarela, a partir do Portal de Entrada ("Início"), como é na realidade. No Passeio Virtual você vai ver os mesmos assuntos, só que em mais detalhes, complementando a visita presencial.

Você pode visitar essas atrações uma após a outra, seguindo a trilha. Nesse caso, clique no esquema da trilha para começar.

Se quiser ir diretamente para uma das atrações, pulando as demais, escolha um dos links no mapa.

Vamos lá?

Autor: Berchez, F. (2020) Trilha Fontes do Ipiranga.