Vacinação contra a Covid-19 no mundo: políticas públicas

Seguindo a temática da reunião do dia 04/02/21, o tema dessa reunião foi “Vacinação contra a Covid-19 no mundo: políticas públicas”. Uma vez que entendemos na reunião passada o que são e como funcionam as vacinas, conversamos dessa vez mais especificamente sobre a vacinação contra a Covid-19 e como as políticas públicas influenciam na eficácia do combate à pandemia pelo mundo todo.

Qual o panorama atual da pandemia? O que são as novas variantes do vírus? Quais vacinas estão sendo testadas e quais as diferenças entre elas? Como está e quais são as perspectivas em relação à vacinação contra a Covid-19 em escala mundial?

Fique por dentro do que rolou:


Nesta reunião do dia 18/02/2021 tivemos uma apresentação maior que o usual sobre o tema vacinação contra a Covid-19 no mundo: políticas públicas, com a finalidade de passar uma informação geral sobre o tema, como as novas variantes do vírus Sars-CoV-2, quais os tipos de vacinas existentes e como elas funcionam no nosso organismo. Após isso tivemos uma mostra geral de como está sendo essa vacinação ao redor do mundo. Foi feita uma abordagem breve, porém bastante completa para a discussão que se seguiu.


A discussão começou seguindo o caminho de como as mutações influenciam a eficácia da vacina e como as variações entre os diversos grupos gênicos humanos estão diretamente ligados a essa eficácia. Foram abordados também possíveis motivos para as populações de diferentes locais agirem de formas tão diferentes em relação à Covid-19.


Foram feitos vários comentários que enriqueceram o conhecimento ali passado e contribuíram muito para o debate. Seguem aqui as referências passadas durante a discussão:


- Relação de covid-19 com falta de vitamina D:

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/bbc/2020/10/27/estudo-em-hospital-mostra-que-80-dos-pacientes-internados-com-covid-19-tinham-deficiencia-de-vitamina-d.html


- Covid-19 mata último homem do povo Juma, indígenas convivem com falta de dados e proteção:

https://www.hypeness.com.br/2021/02/covid-19-mata-ultimo-homem-do-povo-juma-indigenas-convivem-com-falta-de-dados-e-protecao/


- Relação entre grupos sanguíneos e a Covid-19:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7603975/


- Playlist das Reuniões abertas de Formação

https://www.youtube.com/watch?v=enkcikLYZEg&list=PLWiH64Xrn6PAh8HwB6q5s0d_0o3Y4d8k8

Acompanhe aqui os slides utilizados na apresentação inicial, com as referências utilizadas:

Vacinação contra a Covid-19 no mundo: políticas públicas

Se você não conseguiu participar, assista aqui a gravação na íntegra da atividade:

Contato: reunioesabertascientec@gmail.com

Autoria: Souza, C.; Damasceno, H.; Pontes, S.; Pusceddu, L. (2021) Vacinação contra a Covid-19 no mundo: políticas públicas.

Créditos detalhados

Autores: Henrique Damasceno, Luca Hermes Pusceddu e Silas Lima Pontes.