Solos do Brasil: Neossolos

Foto: Produtos da decomposição de Tufitos, em Lagoa Formosa-MG, por Maria de Lourdes Mendonça Santos.

Os solos brasileiros se classificam em 13 classes contidas no Sistema Brasileiro de Classificação dos Solos (SiBCS). Essa diversidade é decorrente da grande extensão territorial do país, o qual apresenta diferentes condições geográficas que influenciam diretamente na formação de diferentes solos. Fatores como clima, geologia e manejo determinam as características químicas, físicas e morfológicas do solo.

Nossa série "Solos do Brasil" traz hoje os neossolos, do grego "neos", novo, jovem. Conotativo de solos em início de formação ou pouco desenvolvidos.

Os neossolos dominam cerca de 15% do país e distribuem-se praticamente em todas as regiões brasileiras. Caracterizam-se por serem solos pouco desenvolvidos, de baixa profundidade e com ausência de horizontes subsuperficiais visíveis. São constituídos por material mineral herdado do material de origem e orgânico com menos de 20 cm de espessura.

Pelo fato de serem solos rasos, apresentam uma baixa capacidade de retenção de água e elevada suscetibilidade à inundação, os neossolos têm restrições para o uso agrícola. Dessa maneira, torna-se indispensável o manejo conservacionista que evite a degradação desse solo.

Aprenda mais na nossa página Solo na Escola: https://parquecientec.usp.br/passeio-virtual/solo-na-escola/

Santana, M.; Azarias, V. (2021) Solos do Brasil: Neossolos.