Eventos

O Parque CienTec está na Feira USP e as Profissões 2021

No dia 02/09 teremos a seguinte programação:

11h: TMCG - Geociências, Educação Ambiental e Biologia com Gabriela Bataglia Ferraz Lima e Camila Lopes Lira.

12h: Centros de Ciências e Museus com Henrique Damasceno.

13h: TMCG: Gestão Ambiental com Alana Giulia de Oliveira Marques da Silva e Fernanda Nicolli Martins de Souza.

14h: Biologia no Parque CienTec com Donovan Humphrey de Nardo Baptista Condessa Franco.

15h: Estação Agroecológica com Marcos de Paula Xavier de Santana.

Coordenação: Célia Setsuko Issa Becker e Luca Hermes Pusceddu.

O Parque CienTec está na Feira USP e as Profissões 2021

No dia 03/09 teremos a seguinte programação:

10h: Biologia no Parque CienTec com Donovan Humphrey de Nardo Baptista Condessa Franco.

11h: Tudo são Ondas com Henrique Damasceno.

12h: Solos na Escola/ Divulgação do CienTec com Fabio de Araujo Santos e João Gabriel Guimarães Mariz

13h: História do Parque / Gestão Ambiental e Tudo são Ondas com Luana Lima Bombacini e Gabriela Maria Melo Carvalho.

14h: Brinquedos de Física, Óptica, Esfera de Granito e Jardim da Física com Stephanne de Almeida Alves da Silva

15h: Astronomia: Luneta, Planetário e Alameda do Sistema Solar com Henrique Damasceno

Coordenação: Ailton Marcos Bassini.

Reuniões Abertas de Formação

A Educação Ambiental faz parte do processo, individual e coletivo, na construção dos valores sociais e ambientais, desenvolvendo habilidades e conhecimentos para a preservação do meio ambiente, que é um bem de uso comum, essencial para uma boa qualidade de vida e sua sustentabilidade. Dessa forma, a Educação Ambiental é inseparável da Educação para a Cidadania. Além disso, a Educação Ambiental é prevista em lei como componente essencial da educação nacional, devendo estar presente em todo o processo educativo, nas diferentes modalidades e níveis educativos, no âmbito da educação formal e não formal. Mas, se pensarmos na educação ambiental como educação formal dissociada da educação não formal, a reduzimos às práticas fragmentadas, pontuais e desconexas, pouco efetivas. Então, convidamos você a discutir e refletir sobre uma educação ambiental transversal, uma educação a partir das vivências e experimentações, construindo um diálogo efetivo entre a educação ambiental no ensino formal e não formal.

Para apresentar o tema "Educação ambiental e Cidadania: vivências como ferramentas de ensino e suas transversalidades" teremos como convidada especial Ariane Carvalho, formada em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de São Paulo, educadora nas áreas de Educação para Sustentabilidade e Cidadania e Diversidade Cultural no Sesc SP, aluna do curso de especialização em Cultura e Educação na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais.

Se interessou? Saiba como participar e quais as referências prévias indicadas clicando na imagem.

Reuniões Abertas de Formação


A consolidação da educação ambiental no espaço escolar brasileiro ainda é uma realidade distante, nos deparamos com práticas fragmentadas, pontuais e desconexas aos conteúdos específicos. Uma discussão que surge com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na educação básica é a do esvaziamento do currículo em relação ao tema. O contexto histórico nos ajuda a entender e refletir sobre os avanços e retrocessos educacionais da área. Então, convidamos você a vir discutir e refletir sobre o percurso da educação ambiental desde a sua inserção na educação básica ao seu esvaziamento na BNCC, olhando a formação de professores, a formação socioambiental e as práticas escolares.

Para apresentar o tema "Educação ambiental e Cidadania: o ambiente escolar e as políticas públicas" teremos como convidada especial Dayane Gomes da Silva, formada em Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental, professora da rede pública de São Paulo e aluna de doutorado do programa de Ensino e História de Ciências da Terra da Unicamp.

Se interessou? Saiba como participar e quais as referências prévias indicadas clicando na imagem.

Reuniões abertas de formação


Os jogos estão presentes nas mais diversas culturas e o jogo do bicho é um exemplo típico de nossa. Também é um fato que aprendemos a nos divertir com jogos desde cedo, seja com jogos de tabuleiro, esportivos ou de azar. Jogamos com o objetivo de nos divertir e quem sabe vencer. Para tentar aumentar suas chances de vencer no jogo, às vezes um jogador pode recorrer à numerologia ou à probabilidade. E isso nos suscita algumas perguntas, como:

A numerologia pode realmente otimizar as chances de vitória no jogo do bicho? Existem números da sorte? Se existem, como podem interferir no mundo concreto? Tornar um jogo ilegal faz com que o jogador perca interesse pelo jogo?

Para discutir sobre esses assuntos, no próximo dia 26 de maio o tema da nossa discussão será "Numerologia aplicada ao jogo do bicho: pseudociência ou contravenção?". Se interessou? Saiba como participar e quais as referências prévias indicadas clicando na imagem.

Reuniões abertas de formação


A discussão sobre a privatização de serviços essenciais à população faz parte do nosso dia a dia. Após um período intenso de privatizações em diversos países da América Latina nos anos 1990, estamos novamente diante de uma ampla campanha favorável à privatização na grande imprensa. Isso levanta uma série de questões, como:

A privatização é sinônimo de eficiência dos serviços? As empresas estatais dão prejuízo? Como ficam as comunidades que não têm acesso à água encanada e a tratamento do esgoto diante da perspectiva da privatização dos serviços de saneamento básico?

No próximo dia 12 de maio, o tema da nossa discussão será "A privatização da água: soberania, Acesso e mercado". Se interessou? Saiba como participar e quais as referências prévias indicadas clicando na imagem.

PHAM 2021


O Parque CienTec está participando do evento internacional 2021 Planetary Health Annual Meeting and Festival, uma parceria da USP com a Planetary Health Alliance!

Na próxima quinta-feira, 29/4 às 16h, vamos transmitir no nosso canal do YouTube a atividade:”The Health of South American Atlantic and Antartic Marine Ecosystems in a Post-Pandemic World” (A Saúde dos Ecossistemas Marinhos do Atlântico e Antártida Sul Americanos num mundo pós-pandemia).

O evento terá como convidados pesquisadores que estudam habitats marinhos da América do Sul: Evangelina Schwindt (Argentina), Andrés Masilla (Chile), Alvar Carranza (Uruguai), Alexander Turra (Brasil), Paulo Horta (Brasil), Flávio Berchez (Brasil).

O evento será realizado em inglês.

Reuniões abertas de formação


O planeta vermelho sempre esteve no imaginário dos povos durante toda a história humana. Desde os primeiros registros em diferentes culturas passando pela primeira missão espacial lançada para Marte, em 10 de outubro de 1960, até os dias atuais, Marte é alvo da curiosidade e dos estudos de inúmeras pessoas. E desde então os dados obtidos nos trazem informações muito importantes, nos fazendo questionar: Um dia habitaremos Marte? Será que é possível fazer uma colônia no planeta vermelho? O que seria necessário para isso?

Esse será o tema da nossa próxima Reunião Aberta de Formação, para participar dessa discussão sobre o futuro da humanidade e a relação dele com Marte, se inscreva pelo link: https://forms.gle/zGyQxuYipM1ajsQt5 e não deixe de acompanhar esse debate, esperamos por você!!!

Reuniões abertas de formação


As reuniões abertas de formação do Parque CienTec/USP estão de volta após os feriados antecipados em São Paulo. Tivemos que mudar das quintas para as quartas-feiras para nos adequar à disponibilidade da equipe, mas mantendo o horário de início às 17hs.

O tema da nossa próxima discussão será "Comunidade acadêmica: a relação dos trabalhadores terceirizados com a universidade". A partir da noção de invisibilidade social, das vivências dos participantes e de notícias atuais relacionadas aos trabalhadores da Universidade de São Paulo, propomos uma discussão sobre a importância desses trabalhadores e como se dá a sua relação com o resto da comunidade acadêmica.

Reuniões abertas de formação


As teorias da conspiração têm ganhado maior alcance na atualidade com as facilidades de comunicação e por causa disso têm aumentado seus efeitos na sociedade. Alguns, senão todos, os efeitos têm sido nocivos para a sociedade. Como devemos nos portar diante das teorias da conspiração e como combatê-las?

No que devemos acreditar? Existem critérios para a verdade? O que é fato e o que é mito? Quais são os propósitos políticos das teorias da conspiração? Para refletir e discutir a respeito do tema "Teorias da Conspiração: mitos e fatos" venham participar das Reuniões Abertas de Formação em 18/03 às 17h.

Reuniões abertas de formação


Como desmembramento natural da nossa sequência de Reuniões Abertas de Formação em fevereiro de 2021, vamos continuar discutindo alguns dos problemas envolvidos na atual pandemia, que se arrasta há mais de um ano. Desta vez, a proposta é aprofundar um pouco mais na discussão sobre as diferentes políticas públicas empregadas no combate à covid-19 e como as movimentações geopolíticas afetam esse combate.

As políticas públicas no combate à pandemia se restringem às medidas sanitárias? Qual o alcance da influência de lideranças políticas nas práticas cotidianas de prevenção à Covid-19? Por que alguns países conseguem desenvolver e comprar vacinas e outros não?

Reuniões abertas de formação


Seguindo a temática da reunião do dia 04/02/21, o tema da próxima reunião é: “Vacinação contra a Covid-19 no mundo: políticas públicas”. Uma vez que entendemos na reunião passada o que são e como funcionam as vacinas, vamos conversar mais especificamente sobre a vacinação contra a Covid-19 e como as políticas públicas influenciam na eficácia do combate à pandemia pelo mundo todo.

Como os indicadores sociais, culturais e políticos podem interferir no processo de vacinação? Quais os resultados das diferentes políticas públicas adotadas no combate à pandemia? Quais as perspectivas em relação à vacinação contra a Covid-19 em escala mundial?

Reuniões abertas de formação

As "Reuniões Abertas de Formação: ciências, sociedade e educação" do Parque CienTec estão de volta!

Agora, mais do que nunca, o tema vacinação está em foco. Segundo o dicionário da língua portuguesa, a vacinação é a administração de uma vacina visando gerar uma imunidade ativa, específica, contra uma doença, mas o que exatamente é uma campanha de vacinação? O que são vacinas e como elas funcionam? Isso e muito mais vamos abordar na Reunião Aberta de Formação do dia 04/02/2021 com o tema “Vacinação: o que é e como funciona”.

Contaremos com a participação especial do estagiário do Parque CienTec Donovan Humphrey de Nardo Baptista Condessa Franco.

Gincana Virtual das Mudanças Climáticas Globais

O ano está acabando mas não pense que as lives acabaram não, pois a última live do ano vem falar sobre a "Sobrecarga da Terra"!

E você já ouviu sobre esse assunto? Ficou curioso?

Então não perca no dia 17/12 às 14h

via YouTube (http://youtu.be/xmf7et_XtVM) ou

Google Meet (meet.google.com/mbx-zrvz-iii)

Clique na imagem e conheça mais sobre esse projeto.

É isso mesmo! Já iniciamos a retomada de atividades e planejamento do ano de 2021!


Avisamos que estamos retornando o contato com as escolas participantes do nosso projeto!


Além disso, ficaríamos muito felizes com o envolvimento de novas escolas e novas indicações que vocês conhecem e acham que teriam interesse em trabalhar com a gente! Nos procurem via Redes Sociais!


Estaremos desenvolvendo postagens, lives, reuniões, podcasts, jogos no Kahoot, assim como outros materiais de apoio. São muitas as novidades e estamos animados com a volta de nosso projeto! Sejam bem-vindos de volta os nossos já alunos e os novos alunos!


Esperamos ansiosamente o contato de vocês!!! Até breve!

Nosso e-mail de contato é: ecossistemas_costeiros@ib.usp.br .


Reuniões abertas de formação

Você sabe o que é educação patrimonial? Quais as importâncias de um museu? O que é o patrimônio cultural?

No dia 10 de Dezembro às 17h iremos debater sobre essas questões em um encontro virtual com a temática da “Educação Patrimonial” como parte do projeto Reuniões Abertas de Formação do Parque CienTec.

Se interessou? Então anote na agenda e venha construir conosco uma reflexão coletiva sobre o tema! Se inscreva no link https://forms.gle/Q7tPQdtW8ARtGsJ57

Saiba Mais:

“A Educação Patrimonial constitui-se de todos os processos educativos formais e não formais que têm como foco o patrimônio cultural, apropriado socialmente como recurso para a compreensão sócio-histórica das referências culturais em todas as suas manifestações, a fim de colaborar para seu reconhecimento, sua valorização e preservação. Considera-se, ainda, que os processos educativos devem primar pela construção coletiva e democrática do conhecimento, por meio da participação efetiva das comunidades detentoras e produtoras das referências culturais, onde convivem diversas noções de patrimônio cultural.” Trecho retirado do site do IPHAN (leia na íntegra)

Para acessar materiais de leitura sobre o tema e outras informações sobre o projeto, acesse: https://www.parquecientec.usp.br/passeio-virtual/reunioes-abertas-de-formacao

Reuniões abertas de formação

Você já pensou sobre a sua segurança alimentar? E sobre a segurança alimentar nas escolas públicas, que tipo de alimento é fornecido para as crianças? E como isso tem a ver com agroecologia? As crianças aprendem sobre isso? No dia 26 de Novembro às 17h iremos debater sobre essas questões em um encontro virtual com a temática “Agroecologia e educação: segurança alimentar nas escolas” como parte do projeto Reuniões Abertas de Formação do Parque CienTec.

O projeto consiste em um debate amplo em que a maior parte da construção das reflexões é feita pelas trocas entre os participantes. Se inscreva e venha construir essa reflexão com a gente!

Caso tenha se interessado pelo tema, se inscreva pelo link https://forms.gle/8NgHwWVTnprQRwkd9 para participar pelo Google Meet.

Gincana Virtual das Mudanças Climáticas Globais

É com muito entusiasmo que apresentamos a terceira live do Projeto Ecossistemas Costeiros!

Dessa vez a proposta é diferente, você assiste ao curta metragem "A História das Coisas" (https://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw) que fala rapidamente sobre o atual sistema de produção e sobre as influências que esse sistema tem para as Mudanças Climáticas Globais.

Depois de assistir, no dia da live vamos discutir juntos sobre o que aprendemos e falar sobre o nosso papel na sociedade como consumidores, além de refletir e debater se o nosso tipo de consumo é amigo ou não do meio ambiente.

Esperamos você no dia 19/11, às 14h no Google Meet (meet.google.com/wqr-kytf-gpv) ou YouTube (https://youtu.be/c6FHyOzHGrY)

Ciclo de Lives "Sustentabilidade na Megalópole: desafios e possibilidades"

O ciclo de lives “Sustentabilidade na Megalópole: desafios e possibilidades”, organizado pelo Parque CienTec, tem como objetivo discutir o tema de sustentabilidade socioambiental na cidade de São Paulo. O tema da próxima live é "Abelhas Nativas e Conservação de Habitats: Impactos na Saúde Humana". Participantes:

Sheina Koffler: Pesquisadora e pós-doutoranda no Instituto de Estudos Avançados da USP

Natale Nicoló: Meliponicultor e Fundador do projeto "Tem Abelha No Meu Jardim"

Enrique Falceto de Barros: Médico de Família em comunidade rural, professor da Universidade de Caxias do Sul, Presidente do Grupo de Trabalho Ambiental da Organização Mundial de Médicos de Família (WONCA) e Mestre em Educação em Ciências (UFRGS). Co-autor do relatório Lancet Countdown Brasil 2019.

Reuniões abertas de formação

Para que deve servir uma extensão universitária? Como funcionam as extensões hoje em nossa universidade? Que universidade queremos? Podemos transformá-la a partir das extensões? Essas são algumas das perguntas que nortearão o debate sobre O papel das extensões na universidade que será realizado na próxima quinta-feira, dia 12/11, às 17h, como parte do projeto Reuniões abertas de formação: Ciência, sociedade e educação.

Se interessou? Então anote na agenda e venha construir conosco uma reflexão coletiva sobre o tema!

Faça sua inscrição aqui: https://forms.gle/5Bmc37wjD3kHCoZ98

Para acessar materiais de leitura sobre o tema e outras informações sobre o projeto, acesse: https://www.parquecientec.usp.br/passeio-virtual/reunioes-abertas-de-formacao

Reuniões abertas de formação

O que é educação virtual? Essa educação substitui a presencial? Quem tem acesso a educação virtual? Em que contexto a educação virtual é possível? Durante a pandemia, o debate sobre o ensino online ficou em evidência. Dia 29/10 (quinta-feira) às 17h realizaremos um debate sobre a temática Educação virtual e acesso: questões socioeconômicas como parte do projeto Reuniões abertas de formação: Ciência, sociedade e educação.

Caso tenha interesse, se inscreva aqui: https://forms.gle/tWSv8FtSNhUvdqD39

Para acompanhar o projeto e se inteirar das reuniões anteriores e das próximas, acesse https://www.parquecientec.usp.br/passeio-virtual/reunioes-abertas-de-formacao

Ciclo de Lives "Sustentabilidade na Megalópole: desafios e possibilidades"

O ciclo de lives “Sustentabilidade na Megalópole: desafios e possibilidades”, organizado pelo Parque CienTec, tem como objetivo discutir o tema de sustentabilidade socioambiental na cidade de São Paulo. O tema da próxima live é "Agricultura urbana sustentável e alimentação saudável". Participantes:

Profa. Dra. Thais Mauad, Professora Associada do Departamento de Patologia da FMUSP.

Jennifer Tanaka, Doutoranda em Ciências Sociais CPDA/UFRRJ.

André Biazotti, Assessor técnico na campanha "São Paulo Composta, Cultiva" do Instituto Polis e secretário executivo da plataforma Agroecologia em Rede (AeR).

Clique na imagem para saber mais sobre esse ciclo e assista às lives que já aconteceram.

Reuniões abertas de formação

Que ciência estamos ensinando? Qual o papel da história da ciência no ensino? Quais perspectivas históricas podemos levar para a sala de aula?

Na próxima quinta-feira, dia 15/10, às 17h, no Dia do Professor, realizaremos um debate sobre A utilização de perspectivas históricas no ensino de ciências, como parte do projeto Reuniões abertas de formação: Ciência, sociedade e educação.

Se interessou? Faça sua inscrição aqui: https://forms.gle/5Bmc37wjD3kHCoZ98

Para mais informações sobre o projeto, clique aqui.

Gincana Virtual das Mudanças Climáticas Globais

A equipe do Projeto Ecossistemas Costeiros, responsável pela Gincana Virtual das Mudanças Climáticas Globais, do Parque de Ciência e Tecnologia da USP (CienTec/PRCEU/USP) convida você para nossa segunda live, “As Transformações promovidas pela Educação Ambiental frente às Mudanças Climáticas Globais” (especial dia do professor e do educador ambiental).

Vamos discutir como a Educação Ambiental é importante para o desenvolvimento juvenil como agentes de transformação e protagonização frente às Mudanças Climáticas Globais. Também falaremos sobre diferentes formas de educação e diferentes formas de ensino. Para isso contaremos com a participação de professores convidados em uma reunião do Google Meet (aberta para a participação de todos através do link: https://meet.google.com/fas-jdzw-eyh) sendo também transmitida pelo YouTube (https://youtu.be/subWRBkbVBM), no dia 15 de outubro (quinta-feira) das 14h às 15h.

Contamos com a sua atenção nos assistindo e sua participação no chat ao vivo.

Reuniões abertas de formação

O mundo é único ou há vários mundos? Cada cultura cria um mundo diferente? Como a ciência ajudou a criar e recriar o mundo em que vivemos? As ações humanas estão pondo a existência da humanidade em risco? Podemos e devemos construir um mundo novo?

Se você quer pôr as suas concepções e crenças em pauta sobre como vivemos e agimos e como podemos viver e agir no planeta venha discutir conosco.

Referências:

https://www.youtube.com/watch?v=iqFNLNCIkmQ

http://www.fsp.usp.br/sustentarea/2018/08/01/sobrecarga-da-terra/

Para mais informações sobre o projeto, clique aqui.

Trilha das Mudanças Climáticas GlobaisGincana Virtual das Mudanças Climáticas Globais

Assista aqui como foi a nossa live de apresentação, onde discutimos estratégias de educação voltadas para mitigação e adaptação às Mudanças Climáticas Globais. Venha descobrir um pouco mais sobre os habitats costeiros, como eles estão ligados às Mudanças Climáticas Globais e saber sobre nossas atividades dentro dele. A equipe do Projeto Ecossistemas Costeiros, responsável pela Gincana Virtual das Mudanças Climáticas Globais, também apresentou as origens do projeto e quais são as suas ações em relação às alterações climáticas na terra e no mar.

A Live contou com a participação de convidados em uma reunião do Google Meet (aberta para a participação de todos através do link: https://meet.google.com/azm-cher-wkg) e foi transmitida pelo YouTube (https://youtu.be/aFdTMKFfHe0), no dia 24 de setembro (quinta-feira) das 14h às 15h.

Ciclo de Lives "Sustentabilidade na Megalópole: desafios e possibilidades"

O ciclo de lives “Sustentabilidade na Megalópole: desafios e possibilidades”, organizado pelo Parque CienTec, tem como objetivo discutir o tema de sustentabilidade socioambiental na cidade de São Paulo. O tema dessa live é "Hortas escolares e compostagem" e contou com a participação especial do Grupo Hortas na Web.

Grupo Hortas na Web: Beatriz Sinelli Laham (Doutoranda do Departamento de Botânica do IB/USP); Luis Gustavo L. Arruda (Doutorando do Departamento de Botânica do IB/USP); Chico Aires (Biólogo e professor, atua na Santa Cia de Teatro no núcleo musical e no núcleo socioambiental).

Circuito da Compostagem: Luca Hermes Pusceddu (Equipe Educativo do Parque CienTec e responsável pela página Circuito da Compostagem no Passeio Virtual).

Clique na imagem para saber mais sobre esse ciclo e assista às lives que já aconteceram.

Reuniões abertas de formação

Quais são os limites das teorias científicas? Que relação a ciência estabelece com a realidade? De que forma, diferentes concepções de ciência podem influenciar a educação nesta área?

Essas são algumas das perguntas que nortearão o debate sobre Teoria e Realidade que será realizado nesta quinta-feira, dia 17/09, às 17h, como parte do projeto Reuniões abertas de formação: Ciência, sociedade e educação.

Se interessou? Então anote na agenda e venha construir conosco uma reflexão coletiva sobre o tema!

Para acessar materiais de leitura sobre o tema e outras informações sobre o projeto, clique aqui.

Reuniões abertas de formação

Nos anos de 1970, já era consenso na comunidade científica a relação entre o tabagismo e o câncer. Entretanto, um grupo de cientistas contratados pela indústria do tabaco apresentava na mídia (TV e jornais) posições contrárias ao consenso científico baseado apenas em seu renome como cientistas. Isso criou uma falsa controvérsia na sociedade, visto que a população questionava a veracidade das informações científicas mesmo com o consenso existente entre os pesquisadores. Muito devido a essa falsa controvérsia, as políticas públicas sobre o tabagismo só foram implantadas nos anos 2000.

O que esse relato tem a ver com ética no fazer científico? Pensando nesse relato, como o educador pode trabalhar a controvérsia (ou falsa-controvérsia) na sala de aula ou em espaços não-formais? E o que são os temas controversos?

Para acessar materiais de leitura sobre o tema e outras informações sobre o projeto, clique aqui.

Aguardem, em breve os vídeos estarão disponíveis.

Transmissões ao vivo

3/09/2020

10hs - Espaço Geofísica - A Profissão de Geofísico

15hs - Passeio virtual no Parque CienTec

4/09/2020

10hs - Espaço Geofísica - A Profissão de Geofísico

15hs - Passeio virtual no Parque CienTec

Ciclo de Lives "Sustentabilidade na Megalópole: desafios e possibilidades"

O ciclo de lives “Sustentabilidade na Megalópole: desafios e possibilidades”, organizado pelo Parque CienTec, tem como objetivo discutir o tema de sustentabilidade socioambiental na cidade de São Paulo. O tema dessa live é "Áreas Verdes Urbanas, Unidades de Conservação e Saúde Planetária". Participantes:

Prof. Dr. Flávio Berchez, Professor do Instituto de Biociências da USP e diretor do Parque CienTec.

Prof. Dr. Antônio Mauro Saraiva, professor da POLI/USP, coordenador do Grupo de Saúde Planetária do Instituto de Estudos Avançados da USP.

Vanessa Cordeiro, Gestora da Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Barra do Una e Coordenadora do Programa de Educação Ambiental do Mosaico Juréia Itatins.

Clique na imagem para saber mais sobre esse ciclo e assista às lives que já aconteceram.

Exposições

Concurso " Nome do Alossauro"

13ª Feira USP e as Profissões de 22 a 24 /08/2019

Meliponário

Todo primeiro domingo de cada mês acontece no Parque CienTec a atividade "Aqui tem Abelha". O intuito do evento é a conservação, o estudo e a criação das abelhas sem ferrão. Além de aprender mais sobre essas abelhas, todo encontro é iniciado com um café colaborativo, onde cada participante traz um prato doce ou salgado para o café da manhã coletivo.

Datas de 2020:

  • 05/01/2020; 02/02/2020; 01/03/2020; 05/04/2020;

  • 03/05/2020; 07/06/2020; 05/07/2020; 02/08/2020;

  • 06/09/2020; 04/10/2020; 01/11/2020; 06/12/2020

(Todas as data são sujeitas a alteração com o decorrer do ano)

Cursos



No dia 05/10/2019

Palestra "Raios e Trovões" (20/02)