Atividades Oferecidas no Momento

Alameda do Sistema Solar

Logo ao chegar ao Parque, os visitantes transitam pela Alameda do Sistema Solar, instalação ao ar livre que traz uma representação artística e informações científicas sobre o Sol e os planetas que o orbitam.

A atividade é autoguiada e não precisa ser incluída no agendamento de grupos.

Biomas do Brasil

Os visitantes exploram uma exposição de lindos mosaicos, acompanhados por painéis explicativos, sobre os seis biomas brasileiros. Dispositivos eletrônicos (como celular) permitem usar a realidade aumentada, vendo os elementos dos biomas se movimentarem (por exemplo, a arara azul).

Além disso, os visitantes participam de uma atividade interativa, no qual recebem crachás com nomes e informações sobre plantas e o desafio é descobrir a qual bioma elas pertencem.

Para professores: montamos um material evidenciando possíveis aderências da temática. Biomas do Brasil à BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Acesse clicando aqui.

Física no Cotidiano

A ideia é aprender Física brincando, demonstrando seus princípios em equipamentos interativos, operados pelos visitantes e acompanhados pelos nossos mediadores. Logo na parte externa, temos o Jardim da Física, com diversos experimentos, como o giroscópio humano, a gangorra solidária (foto) e a esfera de granito. Contamos ainda com uma sala com diversos experimentos menores, como o Gerador de Van de Graaff e a bicicleta dínamo.

Espaço Geofísica

No Espaço Geofísica você descobre porque a Terra é um planeta vivo. Aqui é possível conhecer a estrutura interna do nosso planeta, terremotos, vulcões, descobrir como os continentes se deslocam e muitas outras histórias fascinantes. 

Microscopia

No Laboratório de Microscopia, os visitantes descobrem o vasto mundo das células. Por meio de  observações ao microscópio, é possível visualizar microrganismos que fazem parte de nosso cotidiano. 

Observações Astrônomicas

O Parque CienTec oferece observações astronômicas, em datas divulgadas nas nossas redes sociais. Com visita à luneta Zeiss, construída na década de 1910, e observação em telescópios portáteis modernos, acompanhadas pelos nossos mediadores. Caso as condições climáticas sejam desfavoráveis à observação direta, a atividade é feita no Planetário.

As observações astronômicas iniciam-se às 17h00, com entrada até as 19h00.

Passeio das Abelhas

Você sabia que nem toda abelha é perigosa e que aqui no Brasil temos centenas de espécies de abelhas nativas? E que muitas delas são chamadas de "abelhas sem ferrão", por não terem a capacidade de ferroar?

O Parque CienTec USP conta com diversos ninhos naturais espalhados onde vivem as nossas abelhinhas, sendo possível passear pelo Parque visitando esses ninhos e aprendendo sobre essa enorme riqueza biológica que temos. 

A atividade está organizada de forma a não oferecer nenhum risco para os visitantes e está focada na conscientização em torno da importância das abelhas para a polinização e da necessidade de preservarmos as espécies nativas de cada região do Brasil.

Passeio Histórico

O que não falta no Parque CienTec USP é história. Inserido na evolução da meteorologia e da astronomia na capital do estado de São Paulo, a arquitetura dos edifícios centrais foi construída de modo a favorecer a prática dessas ciências, a maioria deles tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).

Obras de arte, como os vitrais preservados no prédio da Administração e a estátua da Urânia (foto), são apresentadas aos visitantes com a contextualização histórica do seu conteúdo e seus autores. O passeio inclui ainda uma visita à luneta Zeiss, que remonta à década de 1910.

Planetário

O Planetário oferece a ferramenta da projeção imersiva, que possibilita uma experiência sensorial muito rica. As atividade faz uso de vídeos projetados na cúpula do prédio e podem incluir apresentações interativas com softwares que simulam a observação astronômica, permitindo por exemplo observar o céu noturno em pleno dia.

Solo na Escola

A atividade Solo na Escola tem como objetivo trazer conhecimentos sobre a formação e o desenvolvimento do solo, essa parte do planeta Terra tão pouco valorizada e falada. Utilizamos experimentos e atividades para ensinar as características do solo e algumas curiosidades, fazendo da sala um ambiente de aprendizado e conscientização sobre a importância do respeito e da preservação do meio ambiente. 

Trilha Ecológica

Essa atividade proporciona aos visitantes do parque o contato com o ecossistema da Mata Atlântica e a contemplação de algumas espécies nativas da flora e da fauna. A Educação Ambiental de maneira não formal concilia a conscientização com a proteção ambiental.

Caso queira percorrer a Trilha Ecológica, lembramos que, por se tratar de um espaço natural, pode ocorrer a presença de animais peçonhentos. Assim, é necessário o uso de roupas adequadas, como calçado fechado e calça. Não esqueça de trazer água e protetor solar, além de muito entusiasmo para este contato com a natureza!