Araucária

No trajeto da trilha, é possível encontrar araucárias, que diferente de outros pinheiros exóticos encontrados no parque, é uma espécie nacional dominante da floresta ombrófila mista.

Nativa da Região Sul do Brasil ela é considerada símbolo do estado paranaense, e apesar de ser da região sul, ela também pode ser encontrada nos estados de São Paulo e Minas Gerais e em algumas regiões da Argentina e do Paraguai.

A araucária pode alcançar até 50m de altura e 2,5m de diâmetro de seu tronco, possui uma casca rugosa de cerca de 15 cm de espessura de coloração marrom –arroxeada. Quando adulta, sua copa possui formato de taça, de candelabro. As flores masculinas são amentos, uma estrutura cilíndrica com escamas, as flores femininas são estróbilos, conhecidas como pinhas, que assumem uma forma esférica que podem atingir até 22cm de diâmetro. Suas sementes são os pinhões, muito comum na culinária da região.

Foto: Araucária do CienTec por Ismael Augusto
Foto: Festa do Pinhão de São Francisco de Paula por Adriana Franciosi

Devido ao seu alto valor econômico, com madeira de qualidade e sementes consumíveis, o território das Araucárias foi reduzido de 43% do estado do Paraná para 0,75%. E hoje é considerada pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) como uma Espécie em Perigo Crítico de Extinção.

Referências:

MEDEIROS, Joao de Deus; Gonçalves, Marco A.; PROCHNOW, Miriam; SCHAFFER, Wigold, B. Floresta com Araucária: Um Símbolo da mata Atlântica a ser salvo da extinção, Rio Grande do Sul, APREMAVI, 2004.

Pinheiro do Paraná – Araucaria angustifólia. Portal São Francisco. Disponível em < https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/pinheiro-do-parana> Acesso 10/11/2020

Imagem: <https://www.jornalnh.com.br/_conteudo/entretenimento/2019/05/2413265-.festa-do-pinhao-de-sao-francisco-de-paula-ocorre-nos-dias-7--8-e-9-de-junho.html> Acesso 15/01/2021

Créditos detalhados

Autores:

Samira Alves Pessoa

Orientadora: Suzana Ursi

Foto:

Araucária: Ismael Augusto

Festa do Pinhão de São Francisco de Paula: Adriana Franciosi

Apoio técnico:

Ailton Marcos Bassini (bassini@usp.br) e Pedro de Oliveira Gruppelli