O Meliponário

Monitoramento de abelhas sem ferrão através da ciência cidadã

A ciência cidadã é um processo de construção de conhecimento científico através da parceria entre cientistas e pessoas interessadas em ciência (que chamamos de cientistas cidadãos).

Este tipo de parceria é importante tanto para a geração de conhecimento científico, que não seria possível de ser produzido apenas pelos cientistas, mas também é uma oportunidade de aprendizagem para os cientistas cidadãos, que podem vivenciar o processo científico na prática.

As abelhas sem ferrão e a ciência cidadã

O monitoramento da atividade dos indivíduos nos ninhos por cientistas cidadãos, pode auxiliar os cientistas a responder algumas perguntas como:

  1. Quais fatores ambientais afetam a atividade das abelhas sem ferrão?

  2. Qual a relação entre a atividade de voo das abelhas e a produção das colônias?

  3. Como o ambiente do entorno influencia a atividade de voo das abelhas sem ferrão?

Foto: André Matos.

Para responder este tipo de pergunta, é importante a coleta de uma grande quantidade de dados a partir do uso de alguns protocolos científicos.

Como participar?

Você sabia que é possível aos cidadãos colaborar com as pesquisas científicas sobre as abelhas sem ferrão?

A iniciativa BeeKeep de ciência cidadã tem como objetivo aumentar o conhecimento sobre as abelhas sem ferrão no Brasil.

Para participar dessa pesquisa, você precisa apenas ter acesso a um ninho: pode ser um ninho que tenha em sua casa ou algum ninho natural que você possa visitar periodicamente. Você pode colaborar monitorando a atividade de voo de abelhas entrando e saindo dos ninhos e registrando os recursos coletados por elas. Temos um grupo de discussão do projeto no facebook, cujo nome é “BeeKeep - Monitoramento de Atividade de Voo #cidadãoasf”. Se você quiser participar de nosso grupo do Facebook, acesse: https://www.facebook.com/groups/455335305591969/

O monitoramento da atividade de voo nos ninhos basicamente consiste na filmagem da entrada do ninho por 30 segundos e contagem de abelhas que entram no ninho, que saem do ninho e que entram no ninho portando pólen nestes vídeos.


Para participar do projeto, é necessário que você assista aos vídeos explicativos:

  1. Ciência e meliponicultura - https://youtu.be/WLeE8gu6LWk

  2. Monitorando atividade de voo através da ciência cidadã - https://youtu.be/wGq72urVBz4

  3. Procedimentos do protocolo de monitoramento - https://youtu.be/1qbJAei_Vaw

  4. Protocolo de ciência cidadã - dicas para uma boa coleta de dados - https://youtu.be/Qx0ZCpYOavQ

  5. Bate-papo sobre o protocolo de monitoramento: https://youtu.be/3WZCh8sn1cs

Depois de assistir aos vídeos, você precisará realizar o seu cadastro na plataforma de submissão dos dados: https://beekeep.pcs.usp.br/

Para saber mais, acompanhe as redes sociais do BeeKeep (@beekeep.life) ou entre em contato pelo e-mail beekeep.science@gmail.com.

Parceria:

Essa é uma iniciativa de Ciência Cidadã do Grupo SURPASS2: Salvaguardando serviços de polinização em um mundo em mudança: teoria na prática (Processo FAPESP 2018/14994-1), com apoio do Parque CienTec da USP.