O fotolivro "Ensino e Espaço" foi feito pela estagiária e geógrafa Gabriela Lastra dentro do Parque CienTec.
ENSINO
E
ESPAÇO
PROPOSTA
Esse trabalho foi realizado com a sobreposição de duas fotos em filme analógico. A proposta é pensarmos o espaço como atuante na formação do indivíduo, e através da fotografia perceber os detalhes que conectam o espaço e o ser. E este ser, humano inacabado, em constante processo de ensino-aprendizagem.
As mãos que protegem o lago.
ESPAÇO VIVO
O espaço revela a realidade do cotidiano e a infraestrutura de poder, logo o espaço não é neutro ou ausente de hierarquias.
Além de ativo de forma política, o espaço é natureza mais ou menos transformada, e por si já pulsa vida e uma linda harmonia com a totalidade do Planeta Terra.
Há muitos espaços de clausura e moldagem do pensamentos, mas o que observei na liberdade do espaço de ensino não convencional é que o espaço instiga o debate, pela materialidade dos organismos vivos e elementos históricos.
EQUIPE
Trabalhar com educação é saber que para o indivíduo ter uma vivência de ensino digna, é necessário uma vida social digna.
A equipe do setor educativo é comprometida em ser acessível aos diversos públicos de visitantes e à seus funcionários, priorizando sua formação acadêmica e disponibilizando o espaço para pesquisas. Fomentando um espaço harmonioso e cooperativo.
O núcleo do setor educativo é composto por diversos atores, entre eles Cecília Toloza, Luciane Amaral e Célia Becker, estão na conexão com o público, junto dos mediadores, e manejam para atender com qualidade, o maior número de visitantes.
Mulheres fortes, engenhosas e acolhedoras.
FAGOCITOSE
Processo de ingestão e incorporação de partículas.
É um termo da biologia que dialoga com a expressão artística da dupla exposição fotográfica.
Gabriela Lastra
Sou geógrafa e portanto o espaço me salta aos olhos, uma vez que despertando sensações ele tem a potência de interferir sensivelmente em nós. Pensando as políticas de ensino, o espaço da escola convencional clausura e molda o pensamento. A liberdade dos espaços não convencionais de educação, contribui para um diálogo na curiosidade do pensamento. Este fotolivro é o registro orgânico e espontâneo da relação "ensino e espaço", a partir do atendimento e vivência no Parque Cientec.