Escolas de Ensino Fundamental e Médio

Instruções sobre o Passeio Virtual para professores e alunos

Grupo durante visita monitorada

O Passeio Virtual está sendo planejado para atender o público em geral, mas também visando servir como apoio ao ensino, em especial Fundamental II e Médio. O aluno pode fazer essa visita virtual para complementar o que está sendo visto em sala de aula, sob supervisão do professor. Por outro lado, o material pode ser utilizado antes ou após uma visita presencial ao Parque CienTec, para revisão e complementação do que foi ou será visto.

Estratégia: (1) Escolha do assunto/atividade do passeio; (2) Observação do conteúdo durante o passeio ou exposição e (3) Preenchimento do Quiz apresentado ao final de cada assunto para sedimentação do conteúdo e auto-avaliação.

Tempo de duração: as atividades tem uma duração variando entre 10 e 30 minutos. Por exemplo, a Visita ao Meliponário, cujo assunto são abelhas, sua importância ecológica, econômica e sua relação com a água, tem uma duração de 30 minutos.

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Temas abordados em cada assunto e disciplinas envolvidas - conteúdo parcialmente disponibilizado

  • Trilha das Fontes do Ipiranga: passeio através da mata nativa enfocando o tema da água, sua importância e conservação para diferentes grupos de seres vivos.

    • O Parque das Fontes do Ipiranga - história e posição geográfica do parque, onde se encontra o CienTec, sua importância ecológica e para a saúde da população da zona sul da Cidade de São Paulo. Localização da trilha a ser percorrida virtualmente e de suas atrações (Meliponário, Plantas e a Água, Fontes do Ipiranga e Mudanças Climáticas Globais). Disciplinas: ciências, história, geografia, biologia (ecologia e saúde) e filosofia.

    • Meliponário: visita virtual a meliponário, apresentando as abelhas nativas sem ferrão e a organização da colméia em uma das caixas. Procura e localização de ninhos no ambiente. Apresentação dos demais grupos de abelhas, sua importância econômica e ecológica. Sensibilidades das abelhas, comparando a região onde estamos, originalmente de Mata Atlântica, com o ambiente muito mais seco da Patagônia Argentina. Disciplinas: ciências, geografia, biologia, química.

    • Adaptações das plantas em relação a água: visita a mata nativa do CienTec, observando diferentes tipos de plantas e suas adaptações para absorver e conservar a água. Processos onde a água é necessária para as plantas e seres vivos em geral. Disciplinas: ciências e biologia (ecologia, fisiologia, taxonomia).

    • Fontes do Ipiranga: apresentação da Bacia Hidrográfica do Rio Ipiranga e suas nascentes, situadas dentro do Parque CienTec e do PEFI, discutindo o ciclo da água e sua conservação e contrapondo a região do parque, com água pura, com o restante do rio, hoje canalizado e bastante poluído. Discussão da importância histórica do Rio Ipiranga. Disciplinas: geografia e história.

    • Mudanças Climáticas Globais: discussão da relação da água com o processo de formação da matéria orgânica (fotossíntese) e sua relação com as mudanças climáticas globais. Disciplinas; biologia,e quiímica.

  • Planetário: em elaboração

  • Geofísica: em elaboração