1886
- 27 de março: criação da Comissão Geográfica e Geológica do Estado de São Paulo, que se pode chamar do princípio do IAG
1901
- José Nunes Belfort Mattos, um entusiasta de astronomia, instalou em sua residência na Avenida Paulista um modesto observatório, que passou a ser conhecido como Observatório da Avenida.
1912
- O observatório da Avenida evolui para Observatório de São Paulo. Nele já havia, além de todo o observatório em si, uma estação meteorológica.
1927
- 31 de dezembro: a criação da Diretoria do Serviço Meteorológico e Astronômico do Estado de São Paulo, pode ser atribuída à origem do IAG. Essa Diretoria Oficializa os serviços astronômicos e meteorológicos do Observatório de São Paulo, que passa a ser conhecido por Observatório Astronômico de São Paulo, ainda situado na Avenida Paulista.
1928
- Iniciam os projetos para mudança de local, já que os bondes que passavam pela avenida paulista produziam abalos que atrapalhavam as medidas.
1930
- O projeto é concluído e a Diretoria do Serviço Meteorológico e Astronômico do Estado de São Paulo ficou subordinada à Escola Politécnica.
1931
- dezembro: ele é reintegrado à Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio. E é unificado a Diretoria do Serviço Meteorológico e Astronômico do Estado de São Paulo com o Serviço Geográfico e Geológico da antiga Comissão Geográfica e Geológica virando o Instituto Astronômico e Geográfico.
1932
- 24 de fevereiro: assentada a pedra fundamental no Parque do Estado, no bairro da Água Funda.
- 22 de novembro: inauguração da Estação Meteorológica do Instituto Astronômico e Geográfico no Parque do Estado.
1935
- 5 de julho: o Instituto Astronômico e Geográfico é extinto, dando lugar ao Departamento Geográfico e Geológico, e ao Instituto Astronômico e Geofísico.
1941
- 24 de abril: inauguração de um novo Observatório Astronômico no Parque do Estado.
1946
- 30 de dezembro: o Instituto Astronômico e Geofísico é incorporado à Universidade de São Paulo, como um Instituto Anexo.
1972
- 27 de Março: o IAG é transformado em uma Unidade da Universidade de São Paulo, e passa a ter seu programa de Pós-Graduação.
- 19 de Abril: inauguração do novo Observatório, dessa vez construído fora de São Paulo, o Observatório Abrahão de Moraes, no Morro dos Macacos em Valinhos.
- 26 de Maio: é feita a separação interna de departamentos (Departamentos de Astronomia, de Geofísica e de Meteorologia).
1977
- Inicia o Curso de Bacharelado em Meteorologia, reconhecido apenas em 19 de Outubro de 1982.
1984
- Inicia o Curso de Bacharelado em Geofísica, reconhecido apenas em 18 de Maio de 1989.
2001
- O nome é alterado para Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG).
2002
- O IAG na Água Funda torna-se Parque CienTec, um parque de ciência e tecnologia, inaugurado oficialmente no dia 7 de setembro.
Autoria: Damasceno, H.; Bassini, A.(2021) Cronologia do Instituto Astronômico e Geofísico.
Contato: bassini@usp.br
Créditos detalhados
Autores:
Henrique Damasceno
Ailton Marcos Bassini
Apoio técnico:
Luca Hermes Pusceddu