O vulcão Mauna Loa pode entrar em erupção

Dados coletados por radares de observação do tipo InSAR, revelam quantidades de magma expelidos em superfície pelo gigantesco vulcão nos últimos anos. Isso sugere que um tremor de terra na região poderia levar ao escape de grande quantidade de lava.

Mauna Loa está localizado nas Ilhas Havaí e é um vulcão do tipo escudo, o que significa uma constituição quase que inteiramente feita por fluidos de lava; e seu formato é semelhante a um escudo em decorrência desse magma ser altamente fluido durante as erupções.

Bhuvan Varugu, candidato a PhD pela Escola Rosenstiel da Universidade de Miami e chefe de estudos sobre o tema, afirma que um terremoto de magnitude 6 ou superior, poderia aliviar a tensão das estruturas internas em uma falha sub-horizontal do lado oeste do vulcão e com isso haver escape de magma. A previsão se faz importante visto que terremotos dessa magnitude ocorrem na região de 100 a 150 vezes por ano.

Vale lembrar que um tremor dessa magnitude não seria o único motivador à erupção, mas apenas um “gatilho” altamente energético entre tantos outros fatores de risco, “como se propagar lateralmente pela área da fenda”, cogita Vaguru, afirmando ainda que entrada e movimentações do novo magma tem sido observadas desde 2014, dando abertura de espaço na área da fenda para que o fluido entrasse.

Falk Amerlung, professor de departamento de geociências da Universidade de Miami afirma também que um terremoto poderia certamente ser mais nocivo para provocar a erupção, visto que os gases liberados do magma provocariam uma pressão considerável capaz de desintegrar a rocha acima do fluido.

O maior vulcão em volume do mundo chama a atenção por ser relativamente jovem - até um milhão de anos - e ter se desenvolvido massivamente em um tempo acima da média, em comparação a outros de idade semelhante.

Mauna Loa teve erupções importantes nos anos de 1942, 1950 e 1984, sem grandes explosões, mas com rapidez considerável. As estimativas recentes são de fato importantes, visto que nas condições atuais um terremoto poderia acordar o maior vulcão em volume do mundo, provocando estragos gigantescos para o meio ambiente e a vida como um todo.


Referências:

https://olhardigital.com.br/2021/05/25/ciencia-e-espaco/erupcao-maior-vulcao-mundo/

http://super.abril.com.br/ciencia

https://pt.wikipedia.org/

https://www.parquecientec.usp.br/passeio-virtual/espaco-geofisica

Silva, S.; Bassini, A. (2021) O vulcão Mauna Loa pode entrar em erupção.