Jeanne Villepreux-Power

Sabiam que foi uma mulher do Século XVIII, que inventou o primeiro aquário para recriar ambiente aquático para animais como conhecemos hoje?

Jeanne Villepreux-Power, nascida em 24 de setembro de 1794, bióloga marinha pioneira, considerada a “mãe da aquariofilia” 1 .

Filha de sapateiro, Villepreux-Power nasceu em Juillac, França , e aos 18 anos viajou 400 quilômetros a pé de sua cidade até Paris, para tentar a vida como costureira. Ficou conhecida por criar um vestido de noiva de um casamento real.

Casou-se em 1818 com um comerciante inglês e foi morar na Sicília. Lá se interessou por história natural e iniciou suas pesquisas estudando de forma autodidata a flora e a fauna da região. Viajou pela ilha coletando minerais, fósseis, diferentes espécies de borboletas e conchas.

Jeanne concentrou seus estudos em moluscos, em especial no Argonauta argo espécie do grupo de polvos. Ela descobriu que este animal produz sua própria concha, contrariando importantes naturalistas do período que apontavam que os argonautas deveriam ser como os ermitões (crustáceos) que utilizavam as conchas produzidas por outros animais.

Para observar os animais e realizar suas pesquisas, Jeanne projetou alguns tipos de recipientes para recriar o ecossistema aquático e em 1832, foi a primeira pessoa a utilizar um aquário para realização de experimentos aquáticos.

Em 1839, Jeanne Villepreux-Power publicou seu primeiro livro "Observations et expériences physiques sur plusleurs animaux marins et terrestrial"; e, em 1842, o segundo livro "Guida per la Sicilia", com detalhada descrição ambiental da ilha.

Preocupada com a conservação do meio ambiente da Sicília, sugeriu medidas que lançaram as bases para a aquicultura sustentável 2 .

Após sua morte, Jeanne Villepreux-Power ficou esquecida por mais de um século, mas a Sociedade Histórica de Messina republicou seu trabalho em 1995 e, em 1997, uma cratera em Vênus foi nomeada "Villepreux-Power” em sua homenagem.


1- Prática de criar peixes, plantas e outros organismos aquáticos, em recipientes conhecidos comoaquários, para fim ornamental ou de pesquisas
2- Tratamento do ambiente aquático para criação de peixes, mariscos etc.


Fontes:

"Mulheres na Ciência". Comissão Europeia. Direcção-Geral de Investigação.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jeanne_Villepreux-Power

Autoria: Becker, C. (2020) Jeanne Villepreux-Power.