Graziela Maciel Barroso

Hoje se completam 18 anos da morte de Graziela Maciel Barroso.

Botânica, naturalista, pesquisadora e professora, Graziela é considerada a Primeira Dama da Botânica no Brasil e maior taxonomista de plantas no país com reconhecimento internacional.

Nascida em 11 de abril de 1912, na cidade de Corumbá, Mato Grosso do Sul, casou-se aos 16 anos com o agrônomo Liberato Joaquim. Depois de criar seus 2 filhos, retornou aos seus estudos e aos 37, ficou viúva.

Em 1944, foi contratada como separadora de sementes no Horto Florestal do Rio de Janeiro e 2 anos depois, aprovada em concurso público como naturalista no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, onde trabalhou por 58 anos.

Aos 49 anos de idade, graduou-se em Ciências Biológicas pela UERJ, atual UFRJ e em 1962, assumiu a Chefia de Seção de Botânica Sistemática. Em 1966, como convidada, criou o Departamento de Biologia Vegetal da UnB- Universidade de Brasília.

Concluiu seu doutorado em 1973, aos 60 anos de idade, pela Unicamp e nesse mesmo ano, perdeu seu filho num acidente de avião.

Em 1974, foi proibida pela Ditadura Militar de entrar no Jardim Botânico por três meses, sob acusação de envolvimento com o comunismo.

Aposentada compulsoriamente aos 70 anos, lecionou, orientou alunos de pós-graduação e atuou como consultora do Jardim Botânico por mais 20 anos.

Suas obras mais importantes são: Frutos e Sementes – Morfologia Aplicada à Sistemática, publicada em 1999 e Sistemática de angiospermas do Brasil, vol. I em publicado em 1978, vol. II, 1984 e vol.III em 1986.

Morreu em 05 de maio de 2003, aos 91 anos, no Rio de Janeiro, um mês antes de sua posse na Academia Brasileira de Ciências.

Mais de 25 espécies vegetais receberam seu nome, como por exemplo, a “Diatenopteryx grazielae”, conhecida como Maria-Preta.

O Parque CienTec, como espaço para difusão da Ciência, Cultura e Tecnologia, conta a história dessa extraordinária mulher, com o intuito de inspirar e demonstrar que o ser humano é capaz, independentemente da idade e gênero, de realizar grandes feitos quando motivado pelos seus ideais.

Autoria: Becker, C. (2021) Graziela Maciel Barroso.