Glossário das Postagens TMCG de Maio

Glossário: É uma lista alfabética de termos de um determinado domínio de conhecimento com a definição destes termos.


É um dicionário de palavras de sentido obscuro ou pouco conhecido. Também conhecido como elucidário, inclui termos citados ao longo dos textos, introduzidos ao leitor ou que são incomuns.


Termo em destaque todos os meses


Mudanças Climáticas Globais: Estão relacionadas às alterações do clima em nível global, devido ao acúmulo de gases estufa na atmosfera, cuja consequência direta é o aumento da temperatura média do planeta e podem ser causadas tanto por alterações naturais (de forma mais lenta, como glaciações, mudanças na órbita terrestre, etc), como pela ação humana (de forma mais acelerada).


Entre essas mudanças, as ligadas diretamente com o aquecimento global estão em maior destaque e todos os seus “efeitos colaterais”, como derretimento das geleiras, tempestades intensas e secas mais frequentes.


Escassez de água potável, aumento das inundações e do nível do mar, além da insegurança alimentar e extinção de várias espécies, são algumas das consequências desencadeadas por esse fenômeno.


Palavras utilizadas nas publicações de Maio:


  • Biodiversidade: Conjunto e variedade de todas as espécies de seres vivos existentes na biosfera. É um conceito bastante recente, criado como forma de consenso científico sobre a necessidade de preservação de espécies.


  • Bioma: Segundo o IBGE “um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e que podem ser identificados a nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de flora e fauna própria”.


  • Conservação: Conjunto de medidas permanentes para impedir a ação do homem de deterioração ao longo do tempo. Quando aplicado à natureza, relaciona-se com medidas de mitigação (que impede; termo presente neste glossário) e de adaptação. Essas duas medidas diminuem e previnem possíveis danos causados pelo homem.


  • Diversidade Biológica: Sinônimo para biodiversidade. Segundo a ONG WWF, “Descreve a riqueza e a variedade do mundo natural. Está presente em todo lugar, sendo a diversidade genética que possibilitou a adaptação da vida nos mais diversos pontos do planeta”.


  • Ecossistema: É um conjunto formado pelas interações entre componentes bióticos, como os organismos vivos: plantas, animais e micróbios, e os componentes abióticos, elementos químicos e físicos, como o ar, a água, o solo e minerais.


  • Espécies endêmicas: São espécies que ocorrem exclusivamente em uma determinada região geográfica.


  • Espécies neárticas: Espécies que se reproduzem na América do Norte e passam o período não reprodutivo na região Neotropical.


  • Extinção: Ação que promove a destruição permanente de seres vivos. Não permitindo regeneração natural. O nascimento de novos indivíduos nunca mais voltará a ocorrer.

  • Mitigação: Ação de diminuir ou frear determinada atividade considerada prejudicial.


Tipos de energia citados este mês (por ordem de aparição):

  • Eólica - energia proveniente do vento.

  • Solar - energia proveniente do sol.

  • Biomassa - energia proveniente de material orgânico, desde plantas, rejeitos agrícolas e industriais, até esgoto.

  • Nuclear - energia proveniente do decaimento radioativo.

  • Hídrica - energia proveniente do fluxo das águas.

  • Maremotriz - energia proveniente das marés.

  • Ondomotriz - energia proveniente das ondas.


Para conferir esta e outras publicações acompanhe nossas mídias sociais:

Facebook: @parquecientec.usp.3, @ecosteiros2

Instagram: @parquecientec, @ecosteiros.ibusp


Acesse nossas publicações no site do Parque CienTec.


Recomendamos conferir o glossário com as palavras novas deste mês.

Franco, D. (2021) Glossário TMCG de Maio.

Autoria:


Donovan Humphrey de Nardo Baptista Condessa Franco (Coordenador)


Revisão:


Flávio Augusto de Souza Berchez (Orientador)