Física

Fonte: https://imagens.usp.br/?p=5455 - Data de acesso: 17/08/2020

A proposta das atividades no Parque CienTec, em geral, é mostrar a ciência de uma forma acessível e prática para públicos de todas as idades e perfis. Exibir, na prática, que o estudo dos fenômenos e estruturas naturais não é algo tão distante da realidade como parte da população ainda imagina. Na física essa proposta é a mesma.

Diferente de uma aula convencional onde o objetivo é que o professor ensine conceitos para a formação do aluno, nós (mediadores) procuramos explicar um pouco sobre alguns temas da física utilizando aparatos interativos. A ideia é gerar interesse, trocar com eles, instigar a curiosidade e vontade de aprender. Tentamos fazer com que os alunos sintam mais estimulados a continuar estudando.

Normalmente, seguimos uma sequência para receber os alunos na física da maneira organizada e proveitosa. Em frente ao prédio da física apresentamos aos visitantes nosso primeiro experimento, uma Esfera de Granito que só consegue ser girada com a ajuda de um jato de água. Com o jato o atrito da esfera com a pedra que a sustenta diminui, o que torna possível movê-la. Ao entrar, acomodamos todos sentados em frente a Bobina de Tesla e conversamos sobre eletricidade no cotidiano, aplicações e conceitos. Na Bobina podemos observar a geração de campos magnéticos e, quando interrompidos, eletricidade pelos rolamentos dos fios. Mostramos a Bobina funcionando e em seguida os alunos podem explorar o ambiente e os outros aparatos. Oriento para que caso haja dúvida em algum experimento eles me chamem para conversarmos melhor. Enquanto eles circulam e interagem com os experimentos vamos trocando ideias e conhecimentos.

Autoria: Oliveira, B. (2020) Física.