Dia Nacional do Geofísico

Hoje, 31 de maio, é o Dia Nacional do Geofísico!

Data instituída pela Sociedade Brasileira de Geofísica em julho de 2020, foi escolhida para lembrar o dia 31 de maio de 1932, quando Inge Lehmann endereçou uma carta onde propunha os dados por ela pesquisados, que comprovaram a existência da descontinuidade Lehamnn* fonte: SBGf

Mas afinal, o que faz um geofísico? Este profissional estuda as propriedades físicas da Terra para investigar seu interior, desde as camadas mais superficiais, onde se alojam os recursos minerais, às porções mais profundas de nosso planeta, conhecidas unicamente pelas informações geofísicas. Fonte: IAG/USP

Sobre Inge Lehmann, considerada a mulher que revolucionou a sismologia, foi geofísica, sismóloga, geóloga, geodesista e naturalista, nascida em Copenhague, Dinamarca, em 13 de maio de 1888.

Filha do psicólogo experimental Alfred Lehmann e de Ida Torsdeff, estudou em escola pedagógica progressista, considerada moderna para a época, pois tratava meninos e meninas de maneira igualitária.

Em 1906, aos 18 anos, ingressou na Universidade de Copenhague no curso de matemática, formando-se somente aos 30 anos, devido a problemas de saúde.

Aos 40 anos, Inge concluiu o mestrado em Geodésia* e no mesmo ano, assumiu a o cargo de Chefe de Departamento de Sismologia do Instituto Real Dinamarques de Geodésia.

Através da análise de dados sísmicos, Inge afirmou que o centro da Terra não era constituído apenas de material fundido como se acreditava e que um núcleo interior não só existia, como este possuía propriedades físicas diferentes das do núcleo externo.

Aposentou-se aos 59 anos para dedicar-se somente às pesquisas e aos 99 anos, publicou seu último artigo. Faleceu aos 104 anos em 21 de fevereiro de 1993.

* Descontinuidade de Lehmann são regiões de fronteira, ou descontinuidades, onde a primeira, ocorre entre o núcleo interno e externo da Terra a uma profundidade de cerca de 5.100 km e a outra a uma profundidade de aproximadamente 200 km abaixo da superfície da Terra no manto superior.

* Sismologia é a área da geofísica que estuda os terremotos e a estrutura interna da Terra.

* Geodésia é a ciência que analisa a determinação da forma, das dimensões e do campo de gravidade da Terra.

* A Geofísica é a ciência que estuda as propriedades físicas da Terra como calor, magnetismo, radioatividade, gravidade, eletricidade, propagação de ondas elásticas nas camadas terrestres e muitas outras.

Entre em nosso site e saiba mais sobre essa ciência:

https://parquecientec.usp.br/passeio-virtual/espaco-geofisica

ou link na bio: https://linktr.ee/parquecientecusp

#Dianacionaldogeofísico

#IngeLehmann

#geofísica

#ciênciaetecnologia

#educação

Becker, C. (2021) Dia Nacional do Geofísico.