Dia Nacional do Cerrado

Hoje é o Dia Nacional do Cerrado. Você sabe qual a importância da data para a conservação desse bioma tão importante para o equilíbrio climático global? Fica aqui com a gente que vamos te explicar! :)


O dia nacional do cerrado foi instituído aqui no Brasil no ano de 2003, através do Decreto Nacional 9.960. Desde então, o governo federal atribuiu ao Ministério do Meio Ambiente a responsabilidade pelas comemorações anuais dessa data.


O Cerrado é conhecido como o ‘’bioma de ligação do Brasil’’, que fica na região mais central do país e abrange os estados de Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal. Ele ocupa 24% do território brasileiro, apenas menor em extensão que o bioma Amazônico.


Infelizmente, mesmo com toda essa dimensão, o Cerrado é o bioma no Brasil que mais sofreu interferência humana, assim como a Mata Atlântica. Além disso, menos de 3% de todo o seu território é legalmente protegido, o que deixa os outros 97% sujeitos à destruição!


Negligenciar preservação ao Cerrado é um grande erro por parte da gestão ambiental brasileira, já que ele é um dos ‘’hotspots’’ para a conservação ambiental no planeta, o que significa que é um ecossistema severamente ameaçado e necessita urgentemente de práticas de conservação. Sabe por quê?


O Cerrado tem o apelido de ‘’berço das águas brasileiras’’, por sua área abranger aquíferos importantes para a América do Sul e Brasil, como o Guarani, Urucuia e Bambuí, que abastecem grandes represas de São Paulo e Brasília. Ou seja, degradar o Cerrado é comprometer todo o ciclo hidrológico do nosso país e continente.


Além disso, o Cerrado possui uma surpreendente quantidade de espécies endêmicas (que só existem naquele local) e diferentes fitofisionomias, com formações de savanas, campos e florestas. O número de espécies ainda não descobertas pela ciência torna a região (assim como qualquer outra) ainda mais importante, já que ali podemos encontrar a cura para diversas doenças e problemas atuais de nossa sociedade.


Ademais, o Cerrado não só abriga biodiversidade como também sociodiversidade! Populações indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais não indígenas representam os povos do Cerrado, que preservam a cultura e a natureza local. Proteger essas pessoas também é necessário para manter o bioma vivo.


As principais pressões exercidas sobre o Cerrado vem do agronegócio, do crescimento da infraestrutura sem planejamento ambiental e da mineração. Isso significa que determinadas coisas que compramos podem estar ‘’ajudando a destruir’’ o ecossistema do Cerrado. Uma atitude positiva que podemos fazer é sempre buscar alimentos de origem orgânica e produzidos localmente, assim você garante que o que está comendo não vem da degradação do Cerrado!


Se gostou e se interessou pela causa, busque pelo documentário ‘’Ser Tão Velho Cerrado’’, que fala sobre os conflitos históricos e atuais da região! Até mais :)


Fontes:

-Brasil, Decreto de 20 de agosto de 2003: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/dnn/2003/Dnn9960.htm

-Comissão Pastoral da Terra - sem cerrado, sem água, sem vida: https://www.cptnacional.org.br/publicacao/download/75-publicacoes-cerrado/14201-cartilha-da-campanha-cerrado-berco-das-aguas-sem-cerrado-sem-agua-sem-vida

-Portal Embrapa Cerrado: https://www.embrapa.br/contando-ciencia/bioma-cerrado e https://www.embrapa.br/cerrados/colecao-entomologica/bioma-cerrado

-BBC - Como as raízes do Cerrado levam água para várias regiões do Brasil: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-39391161


Post por @niccmartins

Souza, F. (2021) Dia Nacional do Cerrado.

Autoria:

Fernanda Nicolli Martins de Souza


Revisão:


Flávio Augusto de Souza Berchez (Orientador)