Dia Nacional da Consciência Negra: Homenagem a Teodoro Sampaio

20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra, data criada para homenagear Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência à escravidão e dedicada ao reconhecimento da cultura negra como parte integrante da cultura brasileira. Busca-se conscientizar sobre o racismo estrutural no país e evidenciar as desigualdades e violências contra a população negra.

Neste ano, prestamos homenagem a Teodoro Sampaio, nome conhecido como uma importante via de São Paulo, foi engenheiro, geógrafo, geólogo, urbanista, historiador, cartógrafo, arquiteto, etnógrafo, gravurista, escritor, pesquisador e político.

Filho da escravizada Domingas da Paixão do Carmo e do Padre Manuel Fernandes Sampaio, nasceu em 07 de janeiro de 1855, no Engenho Canabrava, situado em município da Bahia que atualmente recebe seu nome.

Em 1865 foi levado pelo seu pai ao Rio de Janeiro para estudar no Colégio São Salvador e em 1871, ingressou no curso de Engenharia do Colégio Central, diplomando-se em 1876.

Em 1878, comprou a carta de alforria de seu irmão Martinho, seguindo-se em 1882, a de Ezequiel e em 1884, de Matias.

Em 1886, a convite de Orville Derby, geólogo americano, passa a integrar a Comissão Geográfica e Geológica, criada pelo governo de São Paulo, para realizar levantamentos cartográficos e estudos detalhados de geografia, geologia, climatologia, botânica, hidrografia e zoologia em áreas até então desconhecidas no Estado de São Paulo.

Entre diversos trabalhos, publicou “O tupi na geografia nacional” (1901); “O rio São Francisco e a Chapada Diamantina” (1906); “Atlas dos Estados Unidos do Brasil” (1908); “Dicionário histórico, geográfico e etnográfico do Brasil” (1922); “História da fundação da cidade do Salvador” (obra póstuma).

Casou-se duas vezes e teve 6 filhos. Faleceu na ilha de Paquetá, Rio de Janeiro, no dia 15 de outubro de 1937.


*a Comissão Geográfica e Geológica deu origem em 1938, ao Instituto Geográfico e Geológico que foi embrião de diversas instituições de pesquisa do Estado de São Paulo tais como: Instituto Florestal, Instituto de Botânica e outras instituições vinculadas à Universidade de São Paulo, como o Museu Paulista, Museu de Zoologia e Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas de onde se originou nosso Parque CienTec.


Fontes:

http://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/SAMPAIO,%20Teodoro.pdf

https://pt.wikipedia.org/wiki/Teodoro_Fernandes_Sampaio

https://anpuh.org.br/uploads/anais-simposios/pdf/2019-01/1548177541_75c7cb21c3f9930f41be5fdcfdd529c9.pdf

https://www.parquecientec.usp.br/historia-do-parque/historia-do-parque-completa

Autoria: Becker, C. (2020) Dia Nacional da Consciência Negra: Homenagem a Teodoro Sampaio.