Dia Mundial do combate à desertificação e à seca

Hoje, 17 de junho, é o dia oficial do combate à desertificação e à seca, data definida pela Organização das Nações Unidas no ano de 1994. Desde então, vários países ao redor do mundo fazem atividades de sensibilização nesse dia com intuito de informar sobre a emergência climática que provoca desertificação de espaços ao redor do mundo.


A Convenção da ONU de combate à desertificação acontece com intuito de dar visibilidade principalmente aos inúmeros países do continente africano que sofrem as consequências geradas pela seca.


No entanto, o semiárido do nosso país também vive uma emergência! Somente no nordeste brasileiro, oito estados já colhem os maus frutos da desertificação.


Pelo menos metade da Caatinga está comprometida por conta da seca já que nos últimos dez anos o desmatamento nesse bioma atingiu o tamanho de Portugal.


A desertificação e seca torna improdutivas as terras e compromete a biodiversidade animal e vegetal, afetando diretamente nossos bancos genéticos e a garantia de um futuro seguro para nossas próximas gerações.


Gerada naturalmente mas também por consequência do uso abusivo do solo na produção de alimentos para humanos e animais, do uso excessivo de agrotóxicos e das mudanças climáticas globais, a seca tem afetado a vida de milhões de brasileiros todos os anos incessantemente.


De acordo com pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), existem alternativas para ajudar na regeneração de cenários degradados e ações para que a seca e a desertificação parem de aumentar. São elas a recuperação de matas ciliares, o reflorestamento, a implementação de sistemas agroflorestais, entre outros.


Fontes: Dia Mundial do Combate à seca e à desertificação.

Embrapa:https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/13598120/dia-mundial-de-combate-a-desertificacao-alternativas-para-o-semiarido-brasileiro


Confira nossas publicações e o glossário com as palavras deste mês: https://linktr.ee/ecossistemas_costeiros

Souza, F. (2021) Dia Mundial do Combate à desertificação e à seca.