Dia Mundial das Habilidades dos Jovens

Como você pode ajudar o mundo?

O “Dia Mundial das Habilidades dos Jovens” foi instituído pela ONU e celebrado pela primeira vez em 2015.

O objetivo é lembrar a sociedade da importância do investimento na educação e formação de qualidade dos jovens.

Grande parte da equipe do Parque CienTec e do Projeto Ecossistemas Costeiros são jovens, e assim como diversos jovens brasileiros, enfrentam jornadas em busca de obter e repassar conhecimentos através da divulgação científica, além de buscar investimento para ciência e pesquisa.

Um exemplo do que essa equipe de jovens faz é a Trilha das Mudanças Climáticas Globais e a Trilha Subaquática (agora virtuais), na qual aprofundam seus conhecimentos científicos e traduzem para uma linguagem escolar e acessível, com foco ambiental sobre:

-Educação ambiental;

-Mudanças climáticas globais;

-Ciclo do carbono e o processo da fotossíntese;

-Ambientes marinhos.

Existem diversos exemplos de jovens brasileiros que fazem a diferença, como:

Francielly Rodrigues Barbosa, 17 anos, estudante do ensino médio da rede pública do Pará, utilizou semente de açaí para fabricar tijolos para as casas da região (1)

Anna Luísa Beserra, estudante de Biotecnologia, desde os 15 anos desenvolve tecnologias que garantam o acesso à água potável para todos. Em 2019 ficou entre os 5 finalistas regionais, na qual 3 eram brasileiros, da premiação Jovens Campeões da Terra, promovida pela ONU Meio Ambiente para viabilizar soluções inovadoras para problemas ambientais. (2)

Há também muitas outras ocasiões em que jovens demonstram suas habilidades com ações positivas para o meio ambiente e sociedade.

Por isso precisamos investir nos jovens, proporcionando escolaridade, formação e material de pesquisa adequados, a fim de garantir inovações, pois os jovens são o futuro!


Confira nossas publicações e o glossário com as palavras deste mês: https://linktr.ee/ecossistemas_costeiros


Fontes:

(1) Site do MEC - Aluna do Pará cria mistura com semente de açaí para fabricação de tijolos

http://portal.mec.gov.br/setec-programas-e-acoes/acordo-gratuidade/33511-noticias/trilhas-da-educacao/76941-aluna-do-para-cria-mistura-com-sementes-de-acai-para-fabricacao-de-tijolos76r5

(2) Agência Eco Nordeste - Jovens campeões da terra da ONU Meio Ambiente tem três brasileiros finalistas sendo dois nordestinos. 2019.

https://agenciaeconordeste.com.br/jovens-campeoes-da-terra-da-onu-meio-ambiente-tem-tres-brasileiros-finalistas-sendo-dois-nordestinos/

Lima, G. (2021) Dia Mundial das Habilidades dos Jovens.