Dia Internacional da Biodiversidade

Hoje, 22 de maio, comemoramos o Dia Internacional da Biodiversidade. Lembramos a importância da defesa ao meio ambiente e da educação voltada para a preservação de nossas espécies. A diversidade biológica é fundamental para o equilíbrio da vida na Terra.

Essa data, chama atenção para a demanda mundial, cada vez maior, para a conservação ambiental. As mais diversas formas de organismos, nos mais distintos ecossistemas, fazem parte da manutenção de condições essenciais para nossa existência no planeta. Ter consciência disso é o primeiro passo.

“As florestas protegem as nascentes de água potável que consumimos, amenizam as mudanças climáticas e regulam as chuvas. A grande maioria de nossas culturas agrícolas também depende do serviço de polinização oferecido por abelhas, vespas, mariposas, besouros e muitos outros animais” (1). Por meio deles a produção agrícola não é comprometida, enquanto o sistema biológico natural sobrevive.

No ano de 1922 a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu uma nova data como forma de homenagem ao texto final da Convenção da Diversidade Biológica (anteriormente essa data comemorava-se no dia 29 de dezembro). O texto foi intitulado “Nairobi Final Act of the Conference for the Adoption of the Agreed Text of the Convention on Biological Diversity” (Ata Final de Nairóbi da Conferência para a Adoção do Acordo da Convenção de Diversidade Biológica). (2)

Considera-se um documento-chave para o desenvolvimento sustentável. Aliado a isso, hoje também serve como reflexão sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O propósito é que a soma de esforços e estímulo de mudanças contribua para novos cenários sociais e ambientais até 2030. (3)

De acordo com a ONU, “o mundo está enfrentando a maior data de extinção desde que se perdeu os dinossauros há mais de 60 milhões de anos” (4). Serviços ecossistêmicos trabalham para a sustentação de nossos recursos. Atrelado a essas causas, nossa equipe possui como uma das principais finalidades o debate sobre mitigação das mudanças climáticas.


Bibliografia:

(1) BICCA-MARQUES, Júlio César. Todo dia é dia de biodiversidade. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 22/05/2018. Disponível em: <pucrs.br/blog/todo-dia-e-dia-de-biodiversidade/> acesso em 14 de abril de 2021.> Acesso em 14 de abril de 2021.

(2) Nairobi Final Act of the Conference for the Adoption of the Agreed Text of the Convention on Biological Diversity. SECTION IX, Nairobi, 22 May 1992. Disponível em: <https://www.cbd.int/doc/handbook/cbd-hb-09-en.pdf> Acesso em 14 de abril de 2021.

(3) Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Página inicial. Disponível em: <https://odsbrasil.gov.br/>. Acesso em 14 de abril de 2021.

(4) ONU destaca extinção de espécies em Dia Internacional da Terra. Nações Unidas. Disponível em: <https://unric.org/pt/onu-destaca-extincao-de-especies-em-dia-internacional-da-terra/>. Acesso em 14 de abril de 2021.


Recomendamos:

Mensagem do Secretário Geral da ONU, António Guterres, no ano de 2021 no Dia Internacional da Biodiversidade. Importantes considerações sobre preservação da natureza e da saúde e bem-estar das próximas gerações. Contextualização frente à atual pandemia.

GUTERRES: Coronavírus mostra como a saúde está vinculada a natureza, 2020. 1 vídeo (3 min). Publicado pelo canal ONU News, Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=DJlCc6zAx-s&t=2s>.

Artigo Scielo - “O conceito de biodiversidade e a história da biologia da conservação: da preservação wilderness à conservação da biodiversidade''. Para um olhar acadêmico sobre o assunto: artigo da Scielo sobre como a conservação da biodiversidade relaciona-se a interação, a adaptação, o surgimento e o desaparecimento de espécies de organismos.

FRANCO, José Luiz de Andrade. O conceito de biodiversidade e a história da biologia da conservação: da preservação da wilderness à conservação da biodiversidade. Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil, 11/2013. em: <https://www.scielo.br/pdf/his/v32n2/a03v32n2.pdf>.


Confira nossas publicações e o glossário com as palavras deste mês: https://linktr.ee/ecossistemas_costeiros


Parque CienTec USP

Facebook: @parquecientec.usp.3

Instagram: @parquecientec


Projeto Ecossistemas Costeiros

Facebook: @ecosteiros2

Instagram: @ecosteiros.ibusp


Confira nossas outras publicações, também muito interessantes, no site do Parque CienTec (em “Publicações”): www.parquecientec.usp.br/publicacoes


Recomendamos também conferir nosso glossário com o significado das palavras novas deste mês:

https://parquecientec.usp.br/passeio-virtual/trilhas-do-parque-cientec/trilha-fontes-do-ipiranga/gincana-virtual-das-mudancas-climaticas/glossario

Silva, A. (2021) Dia Internacional da Biodiversidade.

Autoria:


Alana Giulia de Oliveira Marques da Silva.


Revisão:


Donovan Humphrey de Nardo Baptista Condessa Franco (Coordenador)

Gabriela Bataglia Ferraz Lima (Vice-Coordenadora)

Flávio Augusto de Souza Berchez (Orientador)