Dia do Engenheiro de Aquicultura

Os/as engenheiros(as) de aquicultura desempenham, entre outras coisas, atividades referentes ao cultivo de espécies aquícolas, como análise e manejo da qualidade da água e solo das unidades de cultivo e dos ambientes relacionados e o diagnóstico de enfermidades e nutrição de espécies aquícolas.

Na data de hoje apontaremos alguns impactos da aquicultura no litoral brasileiro e a importância de práticas aquícolas sustentáveis e responsáveis. Nosso enfoque será a carcinicultura marinha, uma das atividades de aquicultura mais presentes no Brasil.

A criação de camarões, normalmente realizada diretamente em manguezais, pode implicar em diversos impactos ambientais, introduzindo nesse ecossistema, resíduos tóxicos, agentes patogênicos, parasitas e espécies exóticas, que competem com a fauna local.

Além disso, a construção de tanques de camarão e de barragens modificam os corpos de água e podem alterar o fluxo hídrico, provocando a perturbação do equilíbrio hidrológico das áreas afetadas.

No Brasil, aproximadamente 60 mil hectares estão ocupados por tanques de camarão, sendo que quase todos não possuem autorização para estarem operando, se utilizando das águas das áreas estuarinas de manguezal e devolvendo-as com tratamentos mínimos/inexistentes.

Mas há formas de realizar essa atividade de maneira menos impactante, e aí que entra a importância de engenheiros(as) de aquicultura: os viveiros devem ser instalados em terra firme, fora das áreas de manguezais e de feições associadas, e precisam contar com uma série de medidas, como a esterilização dos tanques, a introdução de sistemas fechados de água, o tratamento prévio à devolução das águas, a gestão de insumos químicos e o uso de espécies nativas.


Fontes:

-Site do CREA-MS. “14 de julho é dia do Engenheiro de Aquicultura”.

-Guimarães, et al. A participação da aqüicultura na conversão de áreas de manguezal em viveiros no litoral norte do estado de Pernambuco/Brasil: uma análise a partir de dados de sensoriamento remoto e SIG. INPE, 2009.

-ICMBio. Atlas dos Manguezais. 2018.

Dale, M. (2021) Dia do Engenheiro de Aquicultura.