Dia de Proteção das Florestas

Hoje é dia de Proteção das Florestas. A educação ambiental torna-se de extrema relevância para a conscientização populacional sobre a conservação florestal e da biodiversidade.

Habitat que funciona como lar de inúmeras espécies de plantas e animais, nossa Floresta Amazônica é exemplo de uma das maiores florestas do mundo. Hoje, entidades e organizações não-governamentais, como por exemplo o Greenpeace, sinalizam sobre os possíveis perigos para a humanidade, caso as florestas sejam impactadas.

Você sabe a relação entre a degradação das florestas e as mudanças climáticas? Na imagem, temos uma representação de satélite referente ao mês de agosto de 2020. (1) Observamos uma fumaça provocada pelas queimadas na Amazônia. As condições necessárias para a manutenção da vida na Terra são ameaçadas junto aos desmatamentos que ocorrem em grandes porções nas florestas.

Os incêndios fazem parte das causas e das consequências das mudanças climáticas. O aquecimento gradativo do planeta promove seca e aumenta as queimadas. O desmatamento de maneira desenfreada auxilia nesse processo cíclico de degradação. (2)

Ações antrópicas como o desmatamento e a exploração ilegal de recursos, assim como da biodiversidade, coloca em risco os serviços ecossistêmicos. As florestas configuram-se indispensáveis nas conexões com todos os outros demais ecossistemas. Nisso se incluem alimentos, matéria prima, belas paisagens, regulação do clima, biodiversidade, turismo, etc. (3)

Aproveitamos para chamar atenção para as medidas que auxiliem na preservação florestal. Nesse contexto de pandemia, optar pelo ensino à distância induz a uma maior redução do uso de papel.

A reciclagem do papel e o consumo de produtos reciclados também é de enorme importância. Além disso, a compra de produtos feitos com madeira de reflorestamento, seja comprovado por selo ou certificado, incentiva para uma maior conservação das árvores.

Fazemos referência também ao grande uso de madeiras em móveis domésticos que poderiam ser substituídas por madeira plástica. Ela é derivada da reciclagem de resíduos plásticos junto de sobras de madeira natural. (4)

O descarte de resíduos adequado também é essencial. A mitigação de lixo no meio ambiente, bem como de objetos com materiais inflamáveis que podem entrar em combustão, evita a possibilidade de queimadas nas florestas.

Lembramos também sobre um importante personagem na cultura brasileira: o Curupira. protetor das matas, sua figura folclórica possuía o papel de caçar aqueles que faziam mal, de alguma forma, a natureza.

Guardião contra invasões e ataques, o espírito mágico dispersava aqueles que tentavam segui-lo, pois seus pés virados ao contrário criavam pegadas no sentido oposto. A lenda utiliza dessa alegoria com o objetivo de alertar sobre a conservação dos bosques, ao ilustrar punições contra aqueles que o degradam.


Confira nossas publicações e o glossário com as palavras deste mês: https://linktr.ee/ecossistemas_costeiros


Referências: (1) https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2019/08/22/dez-mapas-e-imagens-de-satelite-que-mostram-a-dimensao-das-queimadas-no-brasil.html; Acesso em 04/06/2021.

(2) https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/qual-a-relacao-entre-as-mudancas-climaticas-e-as-queimadas/; Acesso em: 04/06/2021.

(3) https://www.ecycle.com.br/florestas/; Acesso em: 04/06/2021.

(4) https://www.vivadecora.com.br/pro/curiosidades/madeira-plastica/; Acesso em 10/06/2021.


Recomendamos:

Leitura - Quem foi Chico Mendes? O que ele fez e qual foi o motivo de sua morte? https://pt.org.br/chico-mendes-vive-30-anos-do-assassinato-do-protetor-das-florestas/; Acesso em: 04/06/2021.

Leitura - Fotógrafo Brasileiro Sebastião Salgado e sua esposa, Lélia Salgado promovem restauração florestal de grande porção de terra em sua propriedade durante 20 anos. https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2019/04/sebastiao-salgado-divulga-foto-de-restauracao-florestal-apos-20-anos.html; Acesso em: 04/06/2021

Silva, A. (2021) Dia de Proteção das Florestas.