Dia da Imunização

Hoje é o Dia da Imunização! Uma data tão importante para ser lembrada, especialmente no momento em que vivemos. Seu principal objetivo é chamar a atenção para a importância das vacinas, tanto para a saúde individual quanto coletiva.

Em 1796, foi criada a primeira vacina de imunização, feita pelo médico britânico Edward Jenner. Ele desenvolveu a vacina a partir de outra doença, a cowpox (tipo de varíola que acometia as vacas), pois percebeu que as pessoas que ordenhavam as vacas adquiriam imunidade à varíola humana.


Consequentemente, a palavra vacina, que em latim significa “de vaca”, passou a designar todo o inóculo que tem capacidade de produzir anticorpos.


Graças ao grande esforço de inúmeros cientistas que dedicaram suas vidas a conduzir ações de imunização, é que podemos celebrar que controlamos e até vencemos muitas doenças como a varíola e a poliomielite.


Com o avanço do desmatamento e de intensa transformação dos ambientes naturais, que são as principais causas das Mudanças Climáticas Globais, as probabilidades do surgimento de novas doenças infecciosas e epidemias aumentam consideravelmente.

No Brasil, foi criado o Programa Nacional de Imunizações, pelo Ministério da Saúde do Brasil, com a ideia de estabelecer um calendário nacional de vacinações contra as principais doenças que atingem crianças, jovens, adultos, idosos e gestantes.

Conscientizar as pessoas sobre a importância de se manter as principais vacinas em dia, é um esforço extremamente necessário, pois as vacinas salvam inúmeras vidas e evitam muitas doenças infecciosas.


Agora, em meio a esta pandemia que vivemos, vacinar-se é um ato de amor, amor próprio e amor à humanidade! A vacina é segura e salva vidas! Vacina SIM.

Confira o calendário de vacinação contra o Coronavírus de sua cidade, e também as indicações de cada fase da vida que constam no calendário de vacinação no site Programa Nacional de Imunizações - PNI


Fontes:

http://www1.imip.org.br/imip/noticias/dia-da-imunizacao-ressalta-importancia-da-vacinacao-contra-doencas.html

http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/2459-09-6-dia-da-imunizacao

https://www.cedipi.com.br/2019/06/dia-nacional-da-imunizacao-e-comemorado-no-dia-9-de-junho-conheca-6-fatos-importantes-sobre-a-vacinacao-no-brasil/


Confira nossas publicações e o glossário com as palavras deste mês: https://linktr.ee/ecossistemas_costeiros

Lira, C. (2021) Dia da Imunização.