Dia da Amazônia

Hoje, dia 5 de setembro, é comemorado o dia da Amazônia, a maior reserva natural do planeta e um dos mais preciosos patrimônios naturais e culturais de toda a humanidade.


Este dia dedicado à Amazônia surgiu como uma forma de chamar a atenção da sociedade para esse bioma e ao tamanho de sua importância. A data foi escolhida como uma homenagem ao dia em que Dom Pedro II criou a província do Amazonas, em 1850.


A Amazônia possui quase 7 milhões de km2, sendo cerca de 5,5 milhões de km2 só de florestas, estando presente em 9 países da América do Sul (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela).


No Brasil, a Amazônia ocupa áreas dentro de nove estados, sendo eles o Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão, constituindo o maior bioma brasileiro.


Este bioma é fundamental para o equilíbrio ambiental e climático do planeta, para a conservação dos recursos hídricos, como habitat de inúmeras espécies, e como fonte de matérias-primas alimentares, florestais, medicinais e minerais.


Apesar de tamanha importância, a Amazônia tem sido fortemente ameaçada por inúmeras atividades predatórias, como a extração de madeira, o desmatamento para a agricultura e criação de pastos, a mineração, e obras de infraestrutura.


As florestas são locais muito dinâmicos, principalmente as com grande biodiversidade, como a Amazônia, de forma que os ecossistemas existentes ali sofrem desequilíbrios pelas ações humanas, além de consequências globais muito significativas, como por exemplo as contribuições para as Mudanças Climáticas Globais.


Por isso, essa data tão importante vem nos alertar sobre a importância de se proteger este bioma, e de como precisamos investir em soluções que não contraponham o desenvolvimento e a proteção dos recursos naturais.


E você, já pesquisou mais sobre como a saúde da Amazônia impacta na sua vida?


Texto e imagem por: @vega_lira


Confira nossas publicações e o glossário com as palavras deste mês: https://linktr.ee/ecossistemas_costeiros


Fontes: https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/amazonia1/dia_da_amazonia/

Lira, C. (2021) Dia da Amazônia.

Autoria:

Camila Lopes Lira


Revisão:


Flávio Augusto de Souza Berchez (Orientador)