Avaliação do Balanço Energético na

Área do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga

Pesquisas sobre balanço energético em segmentos urbanos de Mata Atlântica são escassos, no entanto são de extrema importância para entender melhor as mudanças climáticas, uma vez que podem revelar alterações na umidade relativa do ar, temperatura e precipitações decorrentes das ações antrópicas nas grandes metrópoles.

O Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade de São Paulo - CienTec, localiza-se praticamente na parte central do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga - PEFI. Inserido no meio urbano e com uma área de 526,38 ha, torna-se um local importante para esse tipo de estudo, ou seja, sobre a avaliação do balanço energético. Trata-se do balanço de energia radiante, também chamado radiação líquida, consiste na diferença entre a radiação solar (energia proveniente do Sol) e a radiação efetiva terrestre. Tem sua importância nos processos de calor sensível (aquecimento do ar), calor latente de evaporação de superfícies líquidas, vegetadas e do solo, além dos processos biológicos como fotossíntese, aquecimento e respiração vegetal.

Para tal avaliação, foram realizadas medições nas Estações Meteorológicas Convencional e Automática, instaladas pelo IAG-USP no CienTec entre os anos de 2011-2017.

Estação meteorológica convencional. Foto: Ailton Marcos Bassini

À esquerda, estação meteorológica convencional e ao fundo a estação automática (a torre mais alta na imagem). Foto: Ailton Marcos Bassini

Os resultados indicam que a evapotranspiração (evaporação mais transpiração vegetal) corresponde a aproximadamente 60 % da energia líquida, que varia sazonalmente de mais de 3 mm/dia na primavera/verão para cerca de 1 mm/dia no outono/inverno, provavelmente em decorrência das condições climáticas a que este fragmento de mata está submetido.

Tais informações são importantes para traçar um perfil da região e entender as flutuações de temperatura e umidade.

Autoria:

Frederico Luiz Funari (LabHidro-IAG-USP.)


Revisão e Fotos:


Ailton Marcos Bassini


Apoio Técnico e Edição de imagens


João Gabriel Guimarães Mariz