A diferença entre tempo e clima

Nota-se com certa frequência a confusão que se faz entre tempo e clima, principalmente na mídia como nos canais de TV na hora do anúncio da previsão do tempo.

Primeiramente é necessário fazer uma distinção: tempo cronológico do grego “chrónos”, se refere ao tempo medido por um relógio - a passagem das horas, dias, meses e anos, e tempo meteorológico se refere aos fenômenos relacionados com a atmosfera, e tem por correspondência na língua inglesa “weather”, não havendo para este caso, uma palavra específica na língua portuguesa. É o estado momentâneo da atmosfera, horas , dias ou mesmo alguns meses.

Então é correto dizer:

-o tempo hoje está chuvoso

- amanhã o tempo será muito quente

-o tempo será frio na próxima semana

-o tempo foi muito seco durante este mês,

-o tempo foi pouco chuvoso durante o inverno.

E clima – do grego “klima” (inclinado) - refere-se ao período de pelo menos um ano, considerando a inclinação do eixo terrestre em relação ao plano da órbita, e é o que provoca a mudança das estações. Então pode-se dizer de forma correta que: durante o ano o clima da cidade de São Paulo é seco no inverno, com temperaturas médias mais baixas, e é mais quente e chuvoso no verão, com temperaturas médias mais elevadas.

Considerando agora, dois feixes idênticos de raios solares que atinjam a superfície terrestre num dado momento, devido à inclinação do eixo terrestre, o que chega menos inclinado num hemisfério, tem uma área menor do que a área do feixe no outro hemisfério. Isto significa que a área menor tem uma concentração maior de calor, resultando numa temperatura maior, enquanto que um feixe idêntico que atinge o outro hemisfério espalha o calor numa área maior, dando como resultado uma temperatura menor. Como consequência, enquanto num hemisfério ocorre o verão, no outro ocorre o inverno. Da mesma forma quando é primavera num hemisfério, ocorre o outono no outro.

Se o eixo fosse perpendicular ao plano equatorial, o clima seria sempre igual nos dois hemisférios.

Então é errôneo pensar que as estações do ano são consequência da distância Terra-Sol que não tem influência, mas sim devido à inclinação do eixo terrestre, mesmo porque em qualquer ponto da trajetória da Terra, a distância dos dois hemisférios até o Sol é a mesma.

Autoria: Festa, M. (2020) A diferença entre tempo e clima.