Atividades Presenciais

Brincando de Matemática

A Exposição Interativa de Matemática do Parque CienTec é resultado de uma parceria entre o Consulado Francês e o Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP. Além de trazer experimentos interativos baseados na exposição francesa Maths 2000, foram desenvolvidos experimentos interativos originais. Todos eles explorando os fundamentos da matemática, com abordagens para todas as idades.

A exposição será reaberta em breve!


Cosmos

Logo ao chegar ao Parque, os visitantes transitam pela Alameda do Sistema Solar, instalação ao ar livre que traz uma representação artística e informações científicas sobre o Sol e os planetas que o orbitam.

A atividade Cosmos conta ainda com uma visita à histórica luneta Zeiss, da década de 1910, e com uma sessão no Planetário, que oferece a ferramenta da projeção imersiva para aprofundar a experiência cósmica.

Espaço Geofísica

No Espaço Geofísica você descobre porque a Terra é um planeta vivo. Aqui é possível conhecer a estrutura interna do nosso planeta, terremotos, vulcões, descobrir como os continentes se deslocam e muitas outras histórias fascinantes.


Física no Cotidiano

A ideia é aprender Física brincando, demonstrando seus princípios em equipamentos interativos, operados pelos visitantes e acompanhados pelos nossos mediadores. Logo na parte externa, temos o Jardim da Física, com diversos experimentos, como o giroscópio humano, a gangorra solidária (foto) e a esfera de granito. Contamos ainda com uma sala com diversos experimentos menores, como o Gerador de Van de Graaff e a bicicleta dínamo.

Meteorologia

A estação meteorológica mais antiga em atividade no Estado de São Paulo está localizada no Parque CienTec. Aqui os visitantes entram em contato com a meteorologia e conhecem um importante acervo de equipamento e registros históricos.

Microscopia

No Laboratório de Microscopia, os visitantes descobrem o vasto mundo das células. Por meio de observações ao microscópio, é possível visualizar microrganismos que fazem parte de nosso cotidiano.

Observações Astrônomicas

O Parque CienTec oferece observações astronômicas, em datas divulgadas nas nossas redes sociais, mediante agendamento. Com visita à luneta Zeiss, construída na década de 1910, e observação em telescópios portáteis modernos, acompanhadas pelos nossos mediadores. Caso as condições climáticas sejam desfavoráveis à observação direta, a atividade é feita no Planetário.

As observações noturnas iniciam-se às 17h00, com entrada até as 18h30.

Solicite agendamento através do e-mail: agendaparque@usp.br informando a data e número de acompanhantes.


Abelha nativa sem ferrão com polén na cabeça, foto do colaborador Neto, do projeto Tem Abelha No Meu Jardim.

Passeio das Abelhas

Você sabia que nem toda abelha é perigosa e que aqui no Brasil temos centenas de espécies de abelhas nativas? E que muitas delas são chamadas de "abelhas sem ferrão", por não terem a capacidade de ferroar?

O Parque CienTec USP conta com diversos ninhos naturais espalhados onde vivem as nossas abelhinhas, sendo possível passear pelo Parque visitando esses ninhos e aprendendo sobre essa enorme riqueza biológica que temos.

A atividade está organizada de forma a não oferecer nenhum risco para os visitantes e está focada na conscientização em torno da importância das abelhas para a polinização e da necessidade de preservarmos as espécies nativas de cada região do Brasil.


Passeio Histórico

O que não falta no Parque CienTec USP é história. Inserido na evolução da meteorologia e da astronomia na capital do estado de São Paulo, a arquitetura dos edifícios centrais foi construída de modo a favorecer a prática dessas ciências, a maioria deles tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).

Obras de arte, como os vitrais preservados no prédio da Administração e a estátua da Urânia (foto), são apresentadas aos visitantes com a contextualização histórica do seu conteúdo e seus autores. O passeio inclui ainda uma visita à luneta Zeiss, que remonta à década de 1910.

Solo na Escola

O solo é um recurso natural muito importante para a manutenção da vida na Terra, porém é muito frágil e precisa de cuidados especiais. O Projeto Solo na Escola-Geografia-USP tem o intuito de demonstrar algumas características e propriedades dos solos de maneira lúdica, para que o visitante possa conhecer mais este importante recurso natural, que é facilmente degradado e precisa ser melhor preservado.


Trilha Ecológica

Essa atividade proporciona aos visitantes do parque o contato com o ecossistema da Mata Atlântica e a contemplação de algumas espécies nativas da flora e da fauna. A Educação Ambiental de maneira não formal concilia a conscientização com a proteção ambiental.

Caso queira percorrer a Trilha Ecológica, lembramos que, por se tratar de um espaço natural, pode ocorrer a presença de animais peçonhentos. Assim, é necessário o uso de roupas adequadas, como calçado fechado e calça. Não esqueça de trazer água e protetor solar, além de muito entusiasmo para este contato com a natureza!