Atividades Presenciais

TODAS AS ATIVIDADES PRESENCIAIS ESTÃO SUSPENSAS DEVIDO À COVID-19

Brinquedos de Física

A idéia é aprender Física brincando, demonstrando seus princípios em ambientes com mais de 40 equipamentos interativos, operados pelos visitantes e acompanhados pelos nossos mediadores. Os equipamentos maiores, como o giroscópio humano e a concha acústica, estão distribuídos pelos jardins do Parque CienTec. Os menores, apelidados de Brinquedos de Física, estão concentrados em um prédio próprio.

Planetário

O Parque CienTec tem um planetário digital para cinquenta visitantes por sessão, com dois lugares reservados para portadores de necessidades especiais. Em sua programação, o Planetário tem projeções importadas traduzidas para o português, além de produções próprias.

Observações Astrônomicas

O Parque CienTec oferece observações astronômicas noturnas aos sábados à noite, exceto nos feriados, por meio da luneta Zeiss construída na década de 1920 e em telescópios portáteis modernos, acompanhadas por astrônomo. Durante o dia, o Parque oferece observações de manchas solares em equipamentos portáteis e na luneta Zeiss.

As observações noturnas iniciam-se às 18h00 e se encerram às 21h00 e durante o horário de verão a partir das 19h00.

Solicitamos aos interessados cheguem no máximo às 19h00.

Solicite agendamento através do e-mail: agendaparque@usp.br informando a data e número de acompanhantes.

Alameda do Sistema Solar

A Alameda do Sistema Solar é uma instalação ao ar livre, entre a portaria principal do Parque CienTec e o planetário. Esta representação artística do Sol, planetas e satélites, contém informações científicas selecionadas sobre cada um destes corpos celestes.

Exposição de Matemática

A Exposição Interativa de Matemática do Parque CienTec é uma réplica da exposição francesa Maths 2000, com cerca de cem experimentos interativos, que exploram os fundamentos da matemática com abordagens para todas as idades.

Laboratório de Microscopia

No Laboratório de Microscopia, os visitantes descobrem o vasto mundo das células. Por meio de observações ao microscópio, é possível visualizar microrganismos que fazem parte de nosso cotidiano.

Meteorologia

A estação meteorológica mais antiga em atividade no Estado de São Paulo está localizada no Parque CienTec. Aqui os visitantes entram em contato com a meteorologia e conhecem um importante acervo de equipamento e registros históricos.

Espaço Geofísica

No Espaço Geofísica você descobre porque a Terra é um planeta vivo. Aqui é possível conhecer a estrutura interna do nosso planeta, terremotos, vulcões, descobrir como os continentes se deslocam e muitas outras histórias fascinantes.

Solo na Escola

O solo é um recurso natural muito importante para a manutenção da vida na Terra, porém é muito frágil e precisa de cuidados especiais. O Projeto Solo na Escola-Geografia-USP tem o intuito de demonstrar algumas características e propriedades dos solos de maneira lúdica, para que o visitante possa conhecer mais este importante recurso natural, que é facilmente degradado e precisa ser melhor preservado.